ALPB derruba veto do governador e institui política estadual Vini Jr. de combate ao racismo nos estádios

6 dez 2023 - Paraíba / Política

Cida Ramos (PT) — Foto: Divulgação

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) derrubou o veto do governador João Azevêdo ao projeto de lei (PL 514/2023), de autoria da deputada Cida Ramos (PT), que institui no estado da Paraíba a política estadual “Vini Jr.” de combate ao racismo nos estádios e arenas esportivas. O líder do Governo na Casa, deputado Chico Mendes (PSB), liberou a bancada nesta quarta-feira (6) para a derrubada do veto.

Foram 19 votos a favor da derrubada do veto, um voto contra e uma abstenção. Durante sua fala, antes da vitória em plenário que garantiu a política pública de enfrentamento ao racismo no futebol paraibano, a deputada Cida Ramos destacou que a proposta não causa despesa alguma ao Estado, lembrou que há leis semelhantes nos estados do Rio de Janeiro e da Bahia, e ainda defendeu que a lei vai “fortalecer a luta dos negros e negras”.

Em discussão, diversos parlamentares parabenizaram a iniciativa da deputada Cida Ramos. O deputado Chió (Rede) ressaltou a necessidade de a ALPB estar atualizada com os problemas do Brasil e do mundo. “Um deles é o racismo e a gente precisa fazer gestos para a população de que esta Casa está preocupada em assuntos relativos à pauta”, disse.

O deputado Anderson Monteiro (MDB) disse que o governo deveria ter lido o projeto. A deputada Francisca Motta (Republicanos) lembrou que Vini Jr. levantou a pauta do combate ao racismo em todo o mundo.

Assessoria de Imprensa

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics