Carcaça de baleia jubarte é encontrada em avançado estado de decomposição na praia de Intermares, em Cabedelo
4 out 2024 - Paraíba
Carcaça de baleia jubarte é encontrada em avançado estado de decomposição na praia de Intermares, Cabedelo — Foto: Reprodução
Na noite desta quinta-feira (3), uma carcaça de baleia em avançado estado de decomposição foi encontrada na praia de Intermares, em Cabedelo. Especialistas do Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho acreditam que o animal seja uma baleia jubarte. A médica veterinária Amanda Bispo, que esteve no local, afirmou que, devido ao alto grau de decomposição, não é possível determinar a causa da morte ou o tempo exato em que o animal faleceu.
Segundo Amanda, é provável que a baleia tenha morrido mais distante da costa e sido trazida pelas correntes marítimas até a praia. “Esses animais estão vindo para regiões mais tropicais durante a época de reprodução, mas não é comum vê-los tão próximos à costa”, comentou.
Devido ao grande porte da baleia, as autoridades vão isolar a área e utilizar uma escavadeira para cavar uma cova e enterrar o animal, evitando que as correntes o levem de volta ao mar. Amostras biológicas também serão coletadas para investigar a causa da morte.
Entre as possíveis causas, Amanda aponta que baleias frequentemente morrem por atropelamento de embarcações ou devido à poluição. “Infelizmente, colisões com barcos e contaminação ambiental são fatores comuns nas mortes de cetáceos”, explicou.
A especialista destacou que, ao encontrar animais marinhos vivos na praia, as pessoas devem manter distância e acionar o Projeto Viva o Peixe-Boi-Marinho para assistência. É importante não tocar nos animais devido ao risco de contaminação.
O POVO PB
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.



