Casos de sífilis e HIV/Aids aumentam entre homens jovens, alerta Saúde

1 dez 2023 - Brasil - Mundo

Dezembro Vermelho é mês de conscientização e prevenção das ISTs — Foto: Divulgação

Os dados recentes do Ministério da Saúde apontam para um panorama preocupante: enquanto o país registra uma queda nos casos de HIV/aids, em geral, esse declínio não é refletido entre homens de 15 a 29 anos. Na faixa etária mencionada, os índices aumentaram, atingindo 53,3% dos infectados na faixa de 25 a 29 anos em 2021. Além disso, os números revelam um crescimento nos casos de sífilis em homens, mulheres e gestantes.

Este cenário emerge em meio à campanha Dezembro Vermelho, uma iniciativa que visa conscientizar sobre a importância da prevenção do vírus HIV/aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Neste contexto, a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU) alerta para os riscos, ressaltando que essas infecções podem ocasionar lesões nos órgãos genitais, infertilidade, doenças neurológicas, cardiovasculares e até cânceres como o de útero e pênis.

Ao longo de dezembro, a SBU esclarece dúvidas sobre ISTs por meio de lives, posts e vídeos em seu perfil nas redes sociais (@portaldaurologia).

Vacinação e Conscientização são Fundamentais

Embora o Sistema Único de Saúde (SUS) ofereça a vacinação contra o HPV para meninos e meninas de 9 a 14 anos, os números indicam uma cobertura de segunda dose de apenas 27,7% entre meninos e 54,3% entre meninas, ainda distantes da meta de 95%.

Karin Jaeger Anzolch, diretora de Comunicação da SBU, expressou preocupação com a diminuição do uso de preservativos durante relações sexuais nos últimos anos, mesmo enquanto as ISTs continuam em alta. Ela enfatizou a necessidade de alertar e instruir a população e os agentes de saúde, destacando que muitas infecções estão se tornando resistentes aos tratamentos existentes em várias partes do mundo.

Sintomas e Prevenção

As ISTs, causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos, podem ser assintomáticas em estágios iniciais, o que pode atrasar o tratamento e agravar complicações. O uso do preservativo continua sendo a melhor forma de prevenção, juntamente com a vacinação contra o HPV e hepatite.

Estatísticas de HIV/aids e Sífilis

Os dados do Boletim Epidemiológico de HIV/aids 2022 do Ministério da Saúde apontam uma redução nos casos, exceto entre homens de 15 a 29 anos. Em 2021, foram registradas 28.967 infecções pelo HIV em pessoas de 15 a 39 anos, com 22.699 entre homens e 6.268 entre mulheres. Os casos têm aumentado especialmente entre homens jovens, evidenciando a exposição durante relações sexuais desprotegidas.

Já a sífilis apresentou um aumento considerável, sendo notificados 1.237.027 casos de sífilis adquirida, 537.401 casos de sífilis em gestantes e 238.387 casos de sífilis congênita de 2012 a 2022, com crescimento na taxa de detecção em gestantes nesse período.

Conscientização é Fundamental para Prevenção

O apelo é para uma retomada da conscientização, alertando sobre os riscos do contágio por ISTs e enfatizando a necessidade de cuidados. A vacinação e o uso de preservativos são pilares fundamentais na prevenção dessas infecções, que podem ter consequências graves na saúde.

 

O Povo PB com Agência Brasil

 

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics