Cida Ramos entra com representação no MPF contra Wallber e Nilvan por apologia ao terrorismo em Brasília
9 jan 2023 - Paraíba / Política
Deputada estadual Cida Ramos (PT) — Foto: Edcarlos Santana/Arquivo
Após cobrar posicionamento da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) diante dos ataques terroristas promovidos por grupos bolsonaristas nesse domingo (8), em Brasília, a deputada estadual Cida Ramos (PT) entrou nesta segunda-feira (9) com representação no Ministério Público Federal (MPF) contra o deputado estadual Wallber Virgolino (PL) e o apresentador Nilvan Ferreira (PL) por apologia ao terrorismo praticado nas sedes dos Três Poderes.
Wallber e Nilvan divulgaram, por meio de suas redes sociais, mensagens de incentivo à prática criminosa que corroboraram em atos violentos, vandalismo e tentativa de golpe de Estado. “Repudiamos todo e qualquer ato antidemocrático e todos aqueles que apoiam esses atos criminosos”, publicou a deputada também nas redes sociais.
Na representação junto ao MPF, Cida elenca os possíveis crimes previstos no Código Penal cometidos pelos dois aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro na Paraíba: “artigos 286 (incitação ao crime), 288 (associação criminosa), 359-L (abolição violenta do Estado Democrático de Direito) e 359-M (golpe de Estado)”.
“Conforme documentos em anexos, os dois representados são incentivadores e comemoraram os atos de terrorismo perpetrados em Brasília”, diz trecho da representação contra Wallber e Nilvan.
VEJA O DOCUMENTO:
Algumas figuras políticas apoiam o ato de 8 de Janeiro em Brasília, mas logo após a ação negativa, voltaram atrás e falam até em possíveis ‘infiltrados’ nos atos antidemocráticos.
Quem apoia:
Nilvan Ferreira – ex-candidato ao Governo da Paraíba
O candidato ao Governo da Paraíba nas Eleições 2022, Nilvan Ferreira, publicou um vídeo do momento em que os extremistas subiam a rampa do Congresso Nacional. No post, Nilvan dizia que o povo não aceitaria “a morte da liberdade”.

Nilvan Ferreira, candidato ao Governo da Paraíba nas Eleições 2022, publicou vídeo de invasão em Brasília — Foto: Reprodução/Instagram/Nilvan Ferreira
Pouco depois, Nilvan apagou a publicação e fez novas postagens com uma postura diferente, condenando as depredações.
Verdade precisa ser dita: a direita não tem características de baderna ou depredação do patrimônio público. Várias mobilizações foram feitas nos últimos dias e nada de anormal ocorreu. Estranho isso que aconteceu hoje. Apoiamos a mobilização do povo, mas depuração, jamais!
— Nilvan Ferreira (@nilvanferreira) January 9, 2023
Pâmela Bório – ex-primeira-dama da Paraíba

Pâmela Bório postou fotos dela, do filho e de outros bolsonaristas invadindo o Congresso Nacional — Foto: Reprodução/Instagram/pamelaboriooficial
Pâmela Bório, ex-primeira-dama da Paraíba, participou da invasão ao Congresso Nacional. Ela compartilhou o momento nas redes sociais e filmou a si mesma e a outros bolsonaristas no telhado do Congresso, uma área restrita.
Cabo Gilberto – Deputado federal paraibano eleito apoia a barbárie.
https://twitter.com/cabogilberto/status/1612204943858978825?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1612204943858978825%7Ctwgr%5E2e952b157af8ddba1fe105445daab8da5ae206b4%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fd-28114049532921213284.ampproject.net%2F2212151632002%2Fframe.html
Wallber Virgolino – Deputado estadual paraibano, eleito no mesmo sistema do presidente Lula (PT), apoia o ato de vandalismo.
https://www.instagram.com/p/CnKnixZpsCr/
Entenda:
Bolsonaristas invadem Congresso Nacional, Palácio do Planalto e STF
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.