Dose de reforço da vacina bivalente contra COVID-19 é recomendada para grupos de risco na Paraíba

7 dez 2023 - Paraíba

Vacina contra Covid-19 em João Pessoa — Foto: Edcarlos Santana /Secom-JP

A Secretaria de Estado da Saúde da Paraíba (SES-PB) agora recomenda a segunda dose de reforço da vacina bivalente contra a COVID-19 para grupos de risco. Pessoas com 60 anos ou mais e indivíduos imunocomprometidos acima de 12 anos, que receberam a última dose há mais de seis meses, estão inclusos nessa orientação.

A situação epidemiológica atual do estado se mantém estável, sem aumento significativo de casos ou registros graves que demandem internações ou resultem em óbitos.

Desde janeiro, a taxa geral de positividade da COVID-19 na Paraíba é de 4,92%, e o número de exames realizados mensalmente tem diminuído desde maio. Em novembro, houve uma leve variação na positividade, mas dos 659 exames realizados, apenas 61 foram detectáveis, indicando um cenário controlado.

As vacinas estão amplamente disponíveis nos 223 municípios do estado, e os testes para detecção da COVID-19 podem ser feitos a partir do segundo dia de sintomas.

A SES enfatizou a atenção especial aos idosos e imunocomprometidos, incluindo pessoas vivendo com HIV, transplantadas, sob imunossupressores, com doença renal crônica em hemodiálise, pacientes oncológicos que fizeram tratamento nos últimos seis meses e pessoas com neoplasias hematológicas.

Além da vacinação, as medidas não farmacológicas continuam essenciais para reduzir os riscos de infecção ou disseminação do vírus: uso de máscaras adequadas, ambientes bem ventilados, evitar aglomerações e higienização frequente das mãos.

Persistindo sintomas gripais, mesmo com teste inicial negativo, recomenda-se considerar uma retestagem no quarto ou quinto dia de sintomas.

O Povo PB

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics