Empresário é preso acusado de oferecer armamento a grupos criminosos, diz PF
30 mar 2023 - Paraíba
Empresário é preso acusado de oferecer armamento a grupos criminosos, diz PF — Foto: Reprodução
Em virtude da Operação Desmonte, deflagrada no último dia 09 após aproximadamente um ano de investigações por parte da DELEPAT, a Polícia Federal da Paraíba deu cumprimento à um mandado de prisão preventiva e dois mandados de busca e apreensão, expedidos pela Vara de Entorpecentes de Campina Grande, em conjunto com a Delegacia da Polícia Federal de Bauru/SP.
A ação foi realizada em um condomínio de luxo situado na cidade de Bauru, visando a investigação de um grande empresário do ramo de armas, suspeito de estar envolvido em um amplo esquema de abastecimento de armamentos, munições, apetrechos e explosivos para variadas quadrilhas responsáveis por roubos a banco e tráfico de drogas na região nordeste.
Durante a primeira fase da Operação Desmonte, que vem sendo considerada como a maior de combate ao tráfico de armas em tempos recentes no estado, 17 mandados de prisão e 22 de busca e apreensão foram cumpridos nos estados da Paraíba, Pernambuco, Piauí, São Paulo e Paraná.
Esse trabalho se iniciou após a investigação aprofundada acerca do braço armado de uma quadrilha de assaltantes de bancos que migraram sua atividade ilegal para o comércio de entorpecentes. Foi constatado que os membros da organização criminosa movimentaram grandes somas de dinheiro em suas práticas ilícitas, parte desse dinheiro advindo da comercialização de armamentos, muitas vezes, importados de outros países, com a colaboração de contrabandistas, armeiros, CACs e até mesmo servidores públicos distribuídos em diversos estados da Federação.
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.