Nova cratera se abre na Avenida Expedicionários, em João Pessoa, reacendendo preocupações sobre infraestrutura

11 dez 2023 - Paraíba

Nova cratera se abre na Avenida Expedicionários, em João Pessoa, reacendendo preocupações sobre infraestrutura — Foto: Reprodução

Na noite de domingo (11), uma nova cratera surgiu na Avenida Expedicionários, próxima ao local onde, em 2017, outra cratera ganhou destaque viralmente como o meme “tô passada, chocada”. Este trecho, conhecido por apresentar problemas após chuvas, pode estar associado ao tipo de solo da região.

A abertura ocorreu por volta das 22h, entre as avenidas Júlia Freire e Sílvio Almeida. Na ocasião, funcionários da Cagepa trabalhavam em uma tubulação próxima, interditando imediatamente a área onde a cratera se formou.

A Cagepa informou que até as 11h desta segunda-feira (12) serão divulgados detalhes sobre a avaliação do local e os prazos para recuperação. O trânsito na região está sendo desviado por vias paralelas.

Não é a primeira vez que problemas desse tipo ocorrem na Expedicionários. Em 2017, asfaltos cederam formando duas crateras, e outras aberturas já foram registradas em 2021 e 2022. Especialistas, como o professor Saulo Vital da UFPB, apontam que a causa pode estar relacionada ao calcário no subsolo, afetando o terreno e as tubulações.

Vital, especialista em geomorfologia, destacou a dissolução do calcário como um fator principal. Ele ressaltou a necessidade de estudos geofísicos para avaliar a situação das galerias e planejar intervenções nos locais mais propensos a esse tipo de ocorrência, indo além das questões relacionadas apenas à tubulação local.

O Povo PB

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics