Perfil no instagram é usado para ameaçar alunos no Brejo da Paraíba

10 abr 2023 - Paraíba

Perfil no Instagram é  usado para ameaçar adolescentes na internet — Foto: Reprodução

A segunda-feira (10) começou com uma notícia assustadora para os alunos do Colégio da Luz, localizado na cidade de Guarabira, Paraíba, que é considerada a instituição educacional mais tradicional da região. Um perfil do Instagram intitulado @massacr3_colegiodaluz lançou ameaças direcionadas a diversos estudantes e ainda prometeu realizar um massacre semelhante a outros que já ocorreram no país.

Diante desta circunstância, o clima de muita tensão e desespero se estabeleceu em Guarabira. Isso porque, os casos anteriores de violência em escolas brasileiras tiveram consequências trágicas, resultando na morte de várias crianças, adolescentes e adultos, que eram alunos e professores. O advogado Bruno Criminalista Bruno Deriu foi ainda mais afetado, já que o seu filho foi um dos alvos das ameaças e, quando entrou em contato com o perfil, ele também foi ameaçado.

O delegado Luciano Soares foi consultado pelo portal e confirmou que a Polícia Civil já iniciou as investigações e tem algumas hipóteses a respeito da pessoa responsável por criar e controlar o perfil. Além disso, a direção da escola junto com as forças de segurança já se movimentaram e as informações são de que já descobriram de onde partiu as mensagens e o perfil.

Como denunciar ataques em escolas:

Canal para denunciar ataques em escolas foi criado pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) em parceria com a organização não-governamental SaferNet Brasil. Com um formulário simples, rápido e seguro de se responder o usuário não precisa se identificar. Apenas colar o link da página suspeita que será cruzada com a base de dados da Central de Crimes Cibernéticos, criada pela Safernet, operando em parceria com o Ministério Público Federal (MPF).

Já foram processadas pela SaferNet 767.938 denúncias anônimas de apologia e incitação de crimes contra a vida abrangendo 143.302 páginas (URLs), onde foram removidas 116.070 por violar a lei ou os termos de uso de plataformas digitais, desde de 2006, quando a SaferNet começou a operar.

Veja nota da escola: 

 

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics