TSE autoriza envio de tropas federais para garantir segurança nas eleições em Itabaiana
28 set 2024 - Paraíba / Política
TSE — Foto: José Cruz/Arquivo Agência Brasil
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) autorizou o envio de tropas federais para reforçar a segurança no município de Itabaiana durante as Eleições 2024. A medida foi tomada em meio a investigações que apontam o aliciamento violento de eleitores por facções criminosas que atuam na região, especialmente em áreas de vulnerabilidade social.
O Jornal da Paraíba teve acesso exclusivo aos autos do processo, que tramita sob segredo de justiça. De acordo com as investigações, as candidaturas de Cláudio Neto (Republicanos) para prefeito, Suelyo Rogério (PSB) como vice, e Samara Marinho (PSB) para o cargo de vereadora estariam recebendo apoio ostensivo de facções criminosas que controlam o tráfico de drogas em Itabaiana.
A investigação sugere que os candidatos têm uma relação direta ou parentesca com pessoas ligadas ao crime, o que pode interferir no resultado das eleições. A Polícia Civil relatou que moradores de áreas carentes estão sendo coagidos por integrantes das facções a apoiar os candidatos, sob ameaças e pressões físicas.
Em um dos trechos do relatório policial, há relatos de que as pessoas são obrigadas a tirar fotos com os candidatos, usadas como “lição” para intimidar aqueles que se opõem ao apoio político exigido pela facção. “As pessoas cedem e são, inclusive, obrigadas a tirar fotos juntas (…) servindo de lição e exemplo àqueles moradores das comunidades que se ‘rebelarem’ e insistirem em apoiar o pré-candidato Sinval”, destaca o documento.
A investigação também aponta que houve um suposto acordo político para a transferência de bases eleitorais, em troca do apoio das facções à campanha majoritária. Em troca, o grupo criminoso teria garantido cargos em órgãos públicos, como a Prefeitura e a Câmara Municipal de Itabaiana.
O relatório ainda revela que membros da facção têm comparecido semanalmente às reuniões plenárias da Câmara Municipal, sob convocação da coordenação de campanha dos candidatos Cláudio Neto e Suelyo Rogério. Essa presença frequente é vista como uma forma de pressão direta sobre os vereadores e a administração municipal.
A reportagem tentou contato com a defesa dos candidatos citados no processo, mas até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.
O envio de tropas federais pelo TSE visa garantir que o processo eleitoral ocorra de forma justa e sem interferências, assegurando o direito dos eleitores de Itabaiana de exercerem seu voto livremente, sem coação.
O POVO PB com Jornal da Paraíba
Related posts:
TSE autoriza envio de tropas federais para Itabaiana e reforça segurança em quatro municípios da Paraíba nas Eleições 2024
Prefeito Cícero Lucena critica adversários por pedido de tropas federais nas eleições em João Pessoa
Deputado Michel Henrique promove Caravana da Inclusão e amplia debate sobre neurodivergência na Paraíba
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.
