Operação ‘Derruba Gato’ prende seis por furto de energia em Conceição, no Sertão da Paraíba

23 nov 2024 - Paraíba

Operação ‘Derruba Gato’ prende seis por furto de energia em Conceição, no Sertão da Paraíba — Foto: Reprodução

Uma operação da Polícia Civil, em parceria com a Energisa e a Polícia Militar, prendeu seis pessoas suspeitas de furtar energia elétrica no município de Conceição, no Sertão da Paraíba. A ação, denominada “Derruba Gato”, foi deflagrada na última sexta-feira (22) e teve como alvo principal um parque de vaquejadas que utilizava transformadores de forma clandestina para isolar a rede estatal e operar exclusivamente por meio da rede particular, sem pagar pelo suficiente de energia.

Após o pagamento da fiança, todos os presos foram liberados.

Durante a ação, oito pessoas foram conduzidas à Delegacia de Conceição. Destas, seis foram presas em flagrante, entre elas responsáveis ​​por estabelecimentos como padarias, restaurantes e o parque de vaquejadas. As outras duas pessoas conduzidas não eram responsáveis ​​pelas unidades consumidoras.

Além do prejuízo econômico, o furto de energia, conhecido popularmente como “gato”, pode causar sérios problemas, como curtos-circuitos, queima de equipamentos, interrupções no fornecimento e até acidentes fatais.

Irregularidades em alta na Paraíba

De acordo com a Energisa, em 2024, foram identificadas mais de 20 mil irregularidades em quase 100 mil unidades operadas na Paraíba. Essas ações resultaram na recuperação de mais de 27 GWh de energia elétrica, suficiente para abastecer cerca de 16 mil residências durante um ano .

O furto de energia é considerado crime e pode gerar impactos na qualidade do fornecimento, aumento na tarifa elétrica definida pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além de colocar em risco a vida de quem pratica ou convive com essa prática ilegal.

A Energisa reforça que denúncias de furtos de energia podem ser feitas de forma anônima por meio de seus canais de atendimento.

Portal O POVO PB

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics