Governo Federal libera R$ 38 milhões para retomada da Operação Carro-Pipa no Nordeste
26 nov 2024 - Brasil - Mundo
Operação Carro-Pipa — Foto: Edcarlos Santana/OPovoPB
O Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional (MIDR) anunciou nesta terça-feira (26) a liberação de R$ 38,09 milhões ao Exército Brasileiro para garantir a continuidade da Operação Carro-Pipa. O programa, essencial para o abastecimento de água potável em regiões afetadas pela seca, havia enfrentado risco de suspensão devido à falta de crédito suplementar.
A paralisação, prevista para afetar 70 municípios paraibanos e outras localidades do semiárido nordestino, foi revertida com a medida emergencial do governo. A Operação Carro-Pipa atende 344 municípios reconhecidos pela Defesa Civil Nacional em situação de emergência ou calamidade pública, abastecendo cerca de 34 mil cisternas coletivas e beneficiando mais de 1,5 milhão de pessoas mensalmente.
Criada em 2012, durante o primeiro mandato da então presidente Dilma Rousseff, a operação é coordenada pelo MIDR em parceria com o Exército Brasileiro e desempenha um papel crucial na mitigação dos efeitos da escassez hídrica no semiárido. Somente entre janeiro e agosto de 2024, o Governo Federal destinou aproximadamente R$ 500 milhões ao programa, transportando 12 milhões de litros de água para comunidades vulneráveis.
O ministro da Integração, Waldez Góes, destacou a importância da medida:
“O governo reforça seu compromisso com a segurança hídrica das populações afetadas pela seca, garantindo a continuidade de um programa essencial para a sobrevivência de milhões de brasileiros.”
O POVO PB
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.



