Após dois meses, homem que recebeu coração de porco morre infectado por vírus suíno

6 maio 2022 - Brasil - Mundo

Homem que recebeu coração de porco morreu infectado por vírus suíno — Foto: Reprodução/Redes Sociais

As autoridades de saúde confirmam que a primeira pessoa no mundo a receber um transplante de coração de um porco geneticamente modificado morreu, em março, por causa de um vírus comum em suínos, o porcine cytomegalovirus, segundo o médico que realizou o transplante inédito no mundo.

A informação foi divulgada inicialmente pela MIT Technology Review, apresentada à comunidade científica no último dia 20 de abril, durante um evento nos Estados Unidos, e confirmada nesta sexta-feira (6).

David Bennett, que sofria de cardiopatia grave terminal, sobreviveu por dois meses após a cirurgia nos Estados Unidos, mas seu estado de saúde começou a se deteriorar. O homem de 57 anos morreu no dia 8 de março.

Bennett conhecia os riscos associados à cirurgia, reconhecendo ser “um tiro no escuro”. “Era morrer ou fazer esse transplante. Eu quero viver. Eu sei que é um tiro no escuro, mas é minha última opção”, declarou Bennett um dia antes da operação.

O paciente passou os meses anteriores ao procedimento na cama e ligado a uma máquina de suporte à vida. O vírus foi detectado 20 dias após o transplante.

A Revivicor, empresa de medicina regenerativa que realizou o procedimento, se recusou a comentar o caso.

band.uol

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics