Ataque à democracia: reflexões após o 8 de Janeiro

9 jan 2024 - Brasil - Mundo

Manifestantes bolsonaristas invadem o plenário do STF — Foto: Reprodução

O dia 8 de janeiro se tornou um marco sombrio, revelando o resultado das muitas ameaças anteriormente ignoradas por vândalos que se camuflam como defensores da pátria. Este ataque à democracia brasileira entra para a história como um dia de infâmia, uma lamentável reflexão sobre as inúmeras ameaças ao nosso sistema eleitoral, às instituições e à intolerância que marcou essa data com uma alucinação coletiva.

Enquanto as investigações seguem em curso, é inegável a ignorância daqueles que, indo às urnas, buscam agora censurar um dos sistemas eleitorais mais confiáveis desde a redemocratização do país, manifestando-se apenas no momento das eleições.

Há muito a ser discutido: quem financiou, quem está por trás dessa ideia insensata. Respostas que os poderes e forças de inteligência precisarão fornecer. Os desafios à frente são enormes, mas a manutenção da democracia requer coragem. Como enfatizou o presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, “Não há perdão para quem atenta contra a democracia”.

E responsabilidade de todos nós, cidadãos, em defender os alicerces de um sistema democrático sólido e duradouro.

O Povo PB

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics