Auditoria do TCE aponta descontrole em gastos e elevado número de temporários na Prefeitura do Conde

12 jan 2024 - Paraíba / Política

Conde, na Região Metropolitana de João Pessoa — Foto: Edcarlos Santana/Divulgação

Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) revelou descontrole nos gastos da Prefeitura do Conde, na Paraíba, e um alto contingente de servidores temporários. Segundo o TCE, contratados e comissionados representam 98,93% do quadro de pessoal efetivo do município.

A inspeção, conduzida de 11 a 15 de setembro do ano passado, identificou descontrole nas despesas relacionadas ao abastecimento e manutenção da frota de veículos, além de inconsistências nas informações.

A equipe do TCE verificou relatórios de veículos a serviço da prefeitura entre janeiro e setembro do ano passado, destacando a ausência de dados como volume de litros por abastecimento e tipo de combustível. Segundo os auditores, a planilha registra mais de um abastecimento para o mesmo veículo em um minuto, evidenciando fragilidade no controle.

Mesmo com o início do ano letivo em fevereiro, foi observado abastecimento em janeiro para veículos destinados ao transporte escolar. Os auditores apontaram divergências entre os registros no sistema local (R$ 662.694,31) e no Sagres (R$ 243.145,60 liquidados e pagos), sem correspondência identificada.

Quanto ao quadro de servidores, os últimos concursos foram realizados em 2016 e 2019. A prefeitura contestou as alegações, mencionando um processo movido por um vereador de oposição e considerando as denúncias infundadas. A gestão afirmou que o atual concurso público, com inscrições abertas até 22/01 e 24/01, suprirá a demanda de servidores, destacando ser o maior concurso realizado nos últimos anos. Em 2016, houve um cancelamento, e em 2019, um concurso específico para Educação e Guarda Municipal.

O Povo PB com Jornal da Paraíba

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics