Auditoria do TCE aponta deterioração nos serviços de saúde em municípios paraibanos

24 nov 2023 - Paraíba

Agevisa interdita UBSs por irregularidades em normas sanitárias, em Bayeux — Foto: Divulgação

Uma auditoria realizada pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) revelou uma situação alarmante na atenção básica à saúde em diversos municípios paraibanos. Segundo o relatório, a estrutura e os serviços prestados por postos de saúde de algumas cidades pioraram notavelmente entre os anos de 2022 e 2023, após vistorias em 115 localidades.

Em 41 municípios, a pontuação atingida ficou abaixo da média, indicando uma série de problemas preocupantes. Conforme o TCE, em 25 Unidades Básicas de Saúde, as condições carecem de urgência, refletindo um descaso com a saúde da população. Os relatórios apontam para banheiros interditados, vazamentos, ambientes com mofo, falta de equipamentos mínimos para exames, presença de lixo hospitalar próximo a refeitórios, estufas quebradas e salas sem refrigeração, especialmente em locais de armazenamento de vacinas e medicamentos.

Apesar de avanços registrados nos municípios de Cabedelo e João Pessoa, a auditoria revelou um cenário oposto em Patos, Campina Grande, Bayeux e Santa Rita, onde foram observadas deteriorações nos serviços de saúde.

Auditoria do TCE: postos de saúde de Campina Grande, Bayeux, Santa Rita e Patos pioraram em 2023

Auditoria do TCE: postos de saúde de Campina Grande, Bayeux, Santa Rita e Patos pioraram em 2023 Auditoria do TCE: postos de saúde de Campina Grande, Bayeux, Santa Rita e Patos pioraram em 2023

O relatório conclui que, excetuando João Pessoa e Cabedelo, os gestores municipais deixaram a desejar em suas responsabilidades, evidenciando a não execução das medidas necessárias para garantir a qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.

O Povo PB

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics