Câmara de João Pessoa aprova projeto que regula aluguel de guarda-sóis nas praias

2 dez 2024 - Paraíba / Política

Câmara de João Pessoa aprova projeto que regula aluguel de guarda-sóis nas praias — Foto: Edcarlos Santana/Arquivo Pessoal

A Comissão de Constituição, Justiça, Redação e Legislação Participativa (CCJ) da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) aprovou nesta segunda-feira (2) o Projeto de Lei Ordinária (PLO) 1906/2024, que disciplina o aluguel de guarda- sóis, cadeiras e mesas nas praias da Capital. De autoria do vereador Marcílio do HBE (Republicanos), a proposta estabelece regras para o funcionamento do serviço, incluindo a necessidade de autorização e cadastro pela Prefeitura Municipal.

Segundo o vereador, o objetivo da medida é garantir maior organização e acessibilidade nas praias, além de garantir a preservação ambiental das áreas turísticas. Marcílio destacou que a padronização dos serviços tornará as praias de João Pessoa mais “belas e convidativas” para turistas e moradores.

“Pensamos em um controle onde a Prefeitura, através de suas secretarias, podemos autorizar agentes a oferecerem o serviço de forma padronizada e ambientalmente responsável. João Pessoa é destaque no turismo, e essa organização vai contribuir para manter nossas praias atrativas e acessíveis”, explicou ó vereador.

Limites e fiscalização

O projeto determina que a Prefeitura fixe um limite máximo de equipamentos para aluguel, ajustado conforme a capacidade de cada trecho das praias. Essa restrição visa garantir o livre acesso à faixa de areia e respeitar a capacidade de suporte ambiental das áreas.

A fiscalização será realizada pelos órgãos municipais, como a Secretaria de Meio Ambiente (Semam) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb), com apoio do Procon. Para garantir o cumprimento das normas, as forças policiais poderão ser acionadas, se necessário.

“É um projeto que estabelece limites para evitar abusos e garantir que tanto moradores quanto turistas tenham acesso a serviços de qualidade sem prejuízo ambiental ou exploração econômica”, concluiu Marcílio.

Portal O POVO PB

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics