CDI de Cajazeiras inspira Recife e se torna referência nacional em diagnóstico gratuito
5 set 2024 - Paraíba / Política
CDI de Cajazeiras inspira Recife e se torna referência nacional em diagnóstico gratuito — Foto: Reprodução
No ano passado, em junho, a secretária de saúde de Recife-PE, Luciana Albuquerque, visitou o Centro de Diagnóstico por Imagem (CDI) de Cajazeiras e ficou impressionada com os serviços prestados pela unidade. O centro, único no Brasil a oferecer exames complexos de forma gratuita, se tornou referência entre os 5.570 municípios do país.
Luciana, na ocasião, destacou a importância do modelo de atendimento e declarou que apresentaria a proposta ao prefeito de Recife, João Campos. A ideia era buscar recursos federais para a construção de uma unidade semelhante na capital pernambucana. Esse projeto foi incluído no plano de governo de João Campos durante a campanha política deste ano, e o prefeito tem enfatizado, em discursos e comícios, que a futura construção do centro será um dos principais benefícios para a cidade.
O Centro de Diagnóstico de Cajazeiras é fruto da determinação do prefeito José Aldemir Meireles e da ex-secretária de saúde Dra. Paula Francinete. A dupla, com o então ministro da saúde, Ricardo Barros, no governo do presidente Michel Temer, conseguiu viabilizar os recursos necessários para a construção do centro. Barros, ex-colega de Zé Aldemir na Câmara Federal, abraçou a ideia e garantiu o apoio do governo federal para que o CDI se tornasse realidade.
Hoje, o CDI de Cajazeiras oferece uma ampla gama de exames complexos à população, incluindo ressonância magnética, tomografia, mamografia, densitometria óssea e ultrassonografia, tudo de forma gratuita. Além disso, com a ampliação do centro, que está em fase avançada de obras, em breve serão disponibilizados exames de endoscopia e colonoscopia.
A importância do CDI para a população de Cajazeiras e região é evidente, especialmente para aqueles que não têm condições de arcar com os custos de exames em clínicas particulares. Um exame de densitometria, por exemplo, que pode custar entre R$ 700 a R$ 1.000 em clínicas privadas, é oferecido de forma gratuita pelo centro.
O sucesso e a relevância do CDI para a população sertaneja tornam a unidade um modelo a ser replicado em outras regiões do país. O acesso a exames de alta complexidade, sem custos para o paciente.
O POVO PB
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.



