CHECAGEM: Deputada Estela Bezerra não fez palestra sobre comunismo em escola de João Pessoa
9 mar 2022 - Paraíba / Checagem
Deputada Estela Bezerra (PT) — Foto: Edcarlos Santana/OPovoPB
Circula no WhatsApp um vídeo da deputada Estela Bezerra (PT), que foi convidada para participar de uma palestra na escola Olívio Pinto, em João Pessoa, desconvidada de última hora, a parlamentar se fez presente e foi constrangida após ter a fala cassada pela diretora da escola.
Nas redes, mensagens se espalharam afirmando que a deputada foi expulsa após falar sobre comunismo na escola, porém, são FAKE.

— Foto: Reprodução
A petista e a professora Fernanda França foram convidadas para atividade pedagógica alusiva ao Dia Internacional da Mulher neste 8 de março com o tema: Empoderamento Feminino e Dignidade Menstrual, conforme a assessoria de comunicação da parlamentar.
VÍDEO:
Em nota, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras em Educação do Estado da Paraíba, repudiou e classificou a ação de censura à fala de mulheres em pleno 8 de março
NOTA:
“O corpo docente da ECIT Professor Olívio Pinto organizou uma atividade pedagógica alusiva ao Dia Internacional da Mulher neste 8 de março com o tema: Empoderamento Feminino e Dignidade Menstrual. O evento foi planejado no dia 1º de março em uma reunião entre os docentes da escola e a representação do trio gestor. Seguimos todos os preceitos pedagógicos e administrativos para o planejamento e execução da ação, em alinhamento com a coordenação da escola. Infelizmente, após uma semana de planejamento e articulação para a realização do evento, a gestora da Unidade Escolar, sem diálogo algum com os professores e professoras, resolveu censurar a participação de duas convidadas: a diretora do SINTEP e professora Fernanda França e a deputada estadual Estela Bezerra. Esta última é defensora do Projeto de Lei Menstruação sem Tabu e foi convidada pela equipe docente para debater o tema com a comunidade escolar.
A Gestora da escola, em ato de censura e sem nenhum motivo plausível, informou que foi orientada pela Secretaria de Educação para cancelar o convite às convidadas, a deputada Estela Bezerra e a diretora do Sintep Fernanda França. Foi claro ato de censura, falta de democracia e total desrespeito a liberdade de cátedra dos professores. Érica Mantovani, professora da unidade, comentou indignada: “Às 21h de ontem, fiquei sabendo pelo Instagram que as convidadas foram ‘desconvidadas’ pela gestora sem que tivesse se estabelecido qualquer tipo de diálogo entre a mesma e as professoras que estavam promovendo o evento.
A justificativa posterior da gestora é de que ela não tinha sido comunicada oficialmente do evento, mas existem mais de três professores testemunhas de que ela tinha total ciência do encontro.”
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.