Choque elétrico em residências: saiba como prevenir essa emeaça invisível
15 set 2023 - ParaíbaA segurança em nossa casa é uma preocupação constante, mas muitas vezes negligenciamos um perigo silencioso que pode afetar a todos: o choque elétrico. Na noite da última quarta-feira (13), a jovem Rafaela Kelly da Silva, de 23 anos, morreu eletrocutada após sofrer uma descarga em geladeira da sua residência, no bairro São José, em João Pessoa.
O editorial do OPovoPB traz alerta a sociedade para evitar choques elétricos em residências.
A descarga pode ocorrer de várias maneiras, desde fios desgastados até aparelhos e instalações defeituosos.
Como se proteger:
- Realizar manutenção regular, certifique-se de que toda a fiação e aparelhos elétricos sejam inspecionados e mantidos regularmente por um eletricista qualificado.
- As tomadas e interruptores não estão soltos, rachados ou danificados. Substitua-os imediatamente, se necessário.
- Os fios e cabos: evite sobrecarregar tomadas e extensões. Mantenha os fios e cabos organizados e protegidos contra desgaste ou danos.
- Não utilize aparelhos elétricos em áreas molhadas, a menos que sejam impermeáveis e próprios para uso externo.
- Desligue aparelhos e dispositivos quando não estiverem em uso. Além de economizar energia, isso reduz o risco de curtos-circuitos. Mantenha aparelhos e fios fora do alcance de crianças pequenas. Use protetores de tomadas para evitar choques acidentais.
- Use extensões elétricas apenas quando necessário e certifique-se de que sejam de qualidade e apropriadas para a carga que irão suportar.
- Sempre contrate eletricistas profissionais e licenciados para qualquer trabalho elétrico em sua casa.
- Ensine sua família sobre os perigos elétricos e os procedimentos de segurança em casa.
Em casos de urgência a primeira ação deve ser feita é desligar a chave geral, se for possível, e nunca encostar na vítima, ligar imediatamente para o 193.
Estar ciente dos perigos elétricos em sua residência e tomar medidas preventivas é fundamental para proteger sua família. Não subestime a importância da manutenção regular e da precaução.
OPovoPB com Corpo de Bombeiros
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.