Com propositura de Cida Ramos: ALPB debate situação dos trabalhadores da Coteminas
23 out 2023 - Paraíba / Política
Com propositura de Cida Ramos: ALPB debate situação dos trabalhadores da Coteminas — Foto: Divulgação
Na tarde desta segunda-feira (23), a Assembleia Legislativa da Paraíba realizou uma Audiência Pública para discutir a situação da demissão em massa dos trabalhadores da empresa Coteminas, localizada no município de João Pessoa. Participaram da audiência o vereador Marcos Henriques de João Pessoa, o vereador Sebastião Bastos de Santa Rita, Jeane Souza, presidente do SINDTEXTIL, Leonardo Silva, vice-presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Indústria, Lindonjhonson Araújo do Sindicato dos Bancários, José Cursino Nunes do Ministério do Trabalho e Emprego, Edmilson Souza do Citricom PB, Tony Cavalcante do Sindicato dos Correiros/CUT, Rosilda Andrade do Sinttel PB, Diala Meira da FIEP, e demais trabalhadores da Coteminas.
A propositura da audiência foi da deputada Cida Ramos (PT), que explicou a necessidade de debater na Casa um tema tão importante, que está atingindo a vida de centenas de famílias no estado. “Estamos diante de um fato gravíssimo, uma empresa que é tradição aqui na Paraíba, que representava mais de 2 mil empregos, 450 já foram demitidos, nós estamos diante uma situação grave, que afeta a economia e o desenvolvimento do estado, mas sobretudo as famílias paraibanas, muitos estão com a luz cortada, sem a feira do mês”, disse a parlamentar.
Na audiência, os trabalhadores e representantes de sindicatos também falaram da situação real dos desempregados. A presidente do SINDTEXTIL, Jeane Souza, alertou: “nós temos o problema dos trabalhadores que estão sem receber desde agosto, mas é preciso ver a saúde mental dos empregados, muitos estão sofrendo com essa situação triste que estão passando.”
Foram definidos na audiência alguns encaminhamentos para mitigar essa crise na Coteminas e ajudar os trabalhadores. Ficou acertado uma audiência com a secretaria da receita, para analisar a saúde fiscal da empresa e quais medidas podem ser adotadas, uma ampla divulgação da real situação da empresa e dos trabalhadores, entre outros.
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.