O deputado estadual João Gonçalves assinou, nessa sexta-feira (25), sua ficha de filiação ao Partido…
Deputado Otoni de Paula rompe com radicalismo e admite erros: “Me arrependo de ter colocado Cristo dentro de uma caixinha ideológica”
1 dez 2025 - Brasil - Mundo
Deputado Otoni de Paula — Foto: Divulgação
O deputado federal Otoni de Paula (RJ) divulgou, neste sábado (29), um pronunciamento público em que anuncia seu afastamento do radicalismo político e faz um pedido de desculpas por posições que classificou como “extremas, equivocadas e incompatíveis” com sua fé cristã. O discurso, publicado nas redes sociais, repercutiu nacionalmente.
No vídeo, Otoni afirma que decidiu “andar sozinho que mal acompanhado” e declara que não quer mais ser associado a discursos extremistas, embora diga respeitar colegas bolsonaristas e parlamentares de outros campos ideológicos.
“Eu não quero mais ser visto como extremista. Respeito meus colegas, mas não me serve mais como companhia de caminhada”, afirmou.
Otoni de Paula reconheceu que adotou falas que, segundo ele, não condiziam com sua postura como pastor e parlamentar. “Eu não estava parecendo um pastor. Eu estava parecendo um louco. Um louco que acha que tudo se resolve na bala e no tiro.”
Em seu pronunciamento, o deputado admitiu ter defendido posições que hoje considera injustas e prejudiciais:
-
“Ao invés de ficar ao lado da justiça, eu preguei que bandido tinha que morrer mesmo.”
-
“Ao invés de denunciar o pecado do racismo, preferi dizer que racismo não existe.”
-
“Defendi meritocracia ignorando que o filho do pobre não concorre com o filho do rico igualmente.”
-
“Me arrependo de ter dito que o meu Cristo era de direita e de ter colocado Ele numa caixinha ideológica.”
-
“Me arrependo quando gritei ‘mito’ onde só deveria cultuar ao Senhor.”
Otoni também afirmou que a responsabilidade por suas atitudes não deve ser atribuída a Jair Bolsonaro. “A culpa nunca foi de Bolsonaro. A culpa foi minha mesmo.”
O deputado declarou que sua decisão é motivada por um processo de reflexão pessoal e espiritual. Em um texto complementar publicado nas redes sociais, escreveu.
“Refletir, reconhecer e mudar de rota exige coragem, especialmente na política. Hoje, escolho caminhar com consciência limpa e compromisso real com a verdade. E faço isso buscando a direção de Deus.”
Ele encerrou o pronunciamento citando o versículo. “A tua palavra é lâmpada para os meus pés e luz para o meu caminho.” — Salmos 119:105
Ver essa foto no Instagram
O POVO PB
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.





