Governo da Paraíba anuncia incentivos para municípios que ampliarem vacinação contra o sarampo

19 ago 2025 - Paraíba

Governo da Paraíba anuncia incentivos para municípios que ampliarem vacinação contra o sarampo — Foto: Divulgação

O Governo da Paraíba anunciou, nesta terça-feira (19), a criação de um programa de incentivos financeiros para municípios que apresentarem aumento no número de doses aplicadas da vacina contra o sarampo entre agosto e outubro de 2025. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) e tem como objetivo reforçar a cobertura vacinal e reduzir os riscos de surtos da doença.

Segundo a resolução, os incentivos serão destinados a salas de vacina ativas, devidamente registradas com o código 174 no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde (CNES).

Para o grupo de crianças de 1 ano de idade, os municípios que alcançarem 95% de cobertura vacinal — tanto na primeira quanto na segunda dose — receberão R$ 500 por sala de vacina.

Caso a meta seja atingida apenas em uma das doses, o valor do incentivo será proporcional: R$ 250 por sala ativa.

No grupo de 2 a 59 anos, o incentivo será pago às cidades que conseguirem aumentar em pelo menos 20% o número de doses aplicadas em relação à população estimada de não vacinados. Nesses casos, o valor também será de R$ 500 por sala de vacina ativa.

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, o valor total destinado à iniciativa é de R$ 1.332.000,00. A orientação é que os recursos sejam utilizados preferencialmente para recompensar os profissionais de saúde diretamente envolvidos nas ações de imunização.

A análise dos dados será realizada no dia 10 de novembro de 2025, com base nas informações de doses aplicadas disponibilizadas na plataforma LocalizaSUS.

O POVO PB

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics