Grande João Pessoa registra 18 casos de violência contra a mulher no fim de semana
29 jul 2024 - Paraíba
Delegacia da Mulher, em João Pessoa — Foto: Divulgação/Secom-PB
A Polícia Civil registrou 18 procedimentos relacionados à violência contra a mulher, neste fim de semana na Grande João Pessoa. A delegada informou que, entre a noite de sexta-feira (26) e a manhã desta segunda (29), houve um significativo número de ocorrências, com alguns suspeitos sendo presos em flagrante.
“Nosso plantão, sediado na DEAM, atendeu 18 vítimas de violência doméstica, das 18h da última sexta-feira até às 8 horas da manhã de hoje. Dessas 18 vítimas, 6 vieram ao plantão acompanhadas de guardas da Polícia Militar, e os autores desses crimes foram presos em flagrante delito”, relatou a delegada Sileide Azevedo.
Um dos casos ocorreu no município de Bayeux, onde dois autores foram presos por violência doméstica e familiar. A denúncia partiu das vítimas e de outras testemunhas. “Tivemos duas autuações em flagrante delito nesse final de semana, advindas da cidade de Bayeux. É importante destacar que a denúncia e a procura da vítima pelas nossas unidades policiais são essenciais para evitar o feminicídio”, enfatizou a delegada.
A delegada Sileide ressaltou a importância da denúncia para interromper a escalada de violência. “O feminicídio não é o primeiro episódio de violência; é o derradeiro episódio, a última e irremediável forma de violência. Buscar ajuda é muito importante para interromper uma escalada de violência que começa com empurrão, puxão de cabelo, ofensa verbal, e culmina com uma grave violação”, explicou.
Nem sempre a vítima reúne condições de denunciar seu agressor devido a ameaças, dependência econômica ou afetiva. “Quem é pessoa próxima e tem conhecimento dessas agressões pode e deve pedir ajuda. Deve acionar a polícia para que uma situação de violência seja interrompida e a vida dessa vítima salva”, orientou Silênia.
No primeiro semestre de 2024, foram registrados 11 feminicídios na região, um número que continua a assustar.
Como denunciar
Denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelos seguintes canais:
- 197 (Disque Denúncia da Polícia Civil)
- 180 (Central de Atendimento à Mulher)
- 190 (Disque Denúncia da Polícia Militar – em casos de emergência)
Além disso, o aplicativo SOS Mulher PB, disponível para Android e iOS, permite denúncias via telefone, formulário e e-mail. As informações são enviadas diretamente para o Ministério da Mulher, Família e Direitos Humanos, que providencia as investigações.
O POVO PB
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.