Influenciador paraibano Hytalo Santos e marido são transferidos para presídio em São Paulo após prisão por exploração de menores

18 ago 2025 - Brasil - Mundo

Influenciador paraibano Hytalo Santos e marido são transferidos para presídio em São Paulo após prisão por exploração de menores — Foto: Abraão Cruz/TV Globo

O influenciador digital paraibano Hytalo Santos, de 28 anos, e o marido dele, Israel Nata Vicente, conhecido como Euro, foram transferidos para o Centro de Detenção Provisória (CDP) de Pinheiros, em São Paulo, na tarde desta segunda-feira (18). O casal havia sido preso na última sexta-feira (15), em Carapicuíba (SP), e é investigado por tráfico de pessoas, exploração sexual de menores e trabalho infantil irregular.

Testemunhas relataram que os dois foram vistos chorando ao deixar a cadeia de Carapicuíba, onde estavam desde o fim de semana.

A defesa tentou a liberdade do casal no sábado (16), por meio de habeas corpus protocolado na Justiça da Paraíba, mas o pedido foi negado, mantendo as prisões preventivas.

Hytalo é alvo de investigações do Ministério Público da Paraíba (MPPB) e do Ministério Público do Trabalho (MPT) por envolvimento de crianças e adolescentes em conteúdos nas redes sociais. O caso ganhou grande repercussão após denúncias feitas pelo youtuber Felca, que publicou um vídeo sobre “adultização” de menores.

Desde 6 de agosto, quando o nome do influenciador foi citado pelo criador de conteúdo, o MP intensificou as investigações, cumpriu mandados de busca e apreensão e ajuizou uma ação civil pública contra Hytalo.

Durante a operação policial, foram apreendidos oito celulares e um carro de luxo do tipo SUV. O casal passou por exame de corpo de delito no Instituto Médico Legal (IML) antes de ser levado ao sistema prisional.

Segundo o delegado Fernando David de Mello Gonçalves, do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), havia indícios de que o casal planejava fugir do país.

“A informação que tínhamos é que eles estavam em rota de fuga do Brasil. Não sabemos para onde iriam, mas poderia ser por Foz do Iguaçu ou pelo Sul do país”, afirmou o delegado.

O casal foi localizado em uma casa em Carapicuíba, onde dormia no momento da prisão, e não resistiu à abordagem policial.

Acusações formais

De acordo com a decisão judicial que manteve a prisão preventiva, Hytalo e Israel são investigados pelos seguintes crimes:

  • Tráfico de pessoas

  • Exploração sexual de menores

  • Trabalho infantil artístico irregular

  • Produção de vídeos com crianças e adolescentes para redes sociais

  • Constrangimento de menores em conteúdos digitais

Quem é Hytalo Santos

Natural de Cajazeiras (PB), Hytalo José Santos Silva construiu carreira como influenciador no TikTok e Instagram, produzindo vídeos com crianças a quem chamava de “filhas” e “genros”. Ele também gerenciava perfis de sorteios com mais de 1,9 milhão de seguidores.

O influenciador e o marido se casaram em dezembro de 2023, em uma cerimônia avaliada em R$ 4 milhões. Até o início de agosto, a conta de Hytalo no Instagram reunia quase 17 milhões de seguidores, além de outros 5 milhões no YouTube.

A conta no Instagram está fora do ar desde o dia 8 de agosto.

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics