Inmet renova alerta de fortes chuvas na Grande João Pessoa até esta terça-feira (12)

12 jun 2023 - Paraíba

Alerta de chuvas intensas é emitido pelo Inmet para cidades da PB — Foto: Edcarlos Santana

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) renovou, na manhã desta segunda-feira (12), o alerta para a possibilidade de fortes chuvas até a manhã desta terça-feira (13) na Região Metropolitana de João Pessoa, principalmente em cidades da faixa litorânea.

Desde sexta, a região enfrenta problemas em decorrência das fortes chuvas. Apenas no sábado (10) houve uma trégua, mas as pancadas têm sido intensas. Ontem (11), o Rio Jaguaribe, principal manancial que corta a capital do estado, teve seu nível elevado, o que fez a Defesa Civil Municipal acender o sinal de alerta para evitar problemas aos moradores de comunidades ribeirinhas.

De acordo com o Inmet, pode chover até 50 mm/dia, além do risco de alagamentos e pequenos deslizamentos. O alerta vale para as seguintes cidades:

Alhandra, Baía da Traição, Bayeux, Caaporã, Cabedelo, Conde, João Pessoa, Lucena, Mamanguape, Marcação, Mataraca, Pedras de Fogo, Pitimbu, Rio Tinto e Santa Rita.

Rio Jaguaribe cheio 

O coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, disse que o nível do Rio Jaguaribe subiu em alguns trechos, demandando atenção redobrada por parte da Compdec-JP, que está desde sexta-feira reforçando o trabalho de limpeza na Av. Beira Rio, para que as águas possam fluir com mais facilidade e principalmente amenizar o transbordamento nas comunidades, dando total assistência às famílias.

“A grande preocupação do prefeito Cícero Lucena e de todos os órgãos que compõem o Sistema Municipal de Defesa é com o bem-estar das pessoas. Por isso, seguimos no trabalho em campo e apoiando as comunidades nas necessidades mais urgentes, em algumas delas assistindo as famílias com alimento e água potável”, pontuou.

O coordenador da Defesa Civil reforçou que algumas medidas de segurança devem ser adotadas em caso de chuvas fortes, como evitar o uso de eletroeletrônicos ao relento, evitar o abrigo sob árvores e abandonar imediatamente locais de risco a qualquer de sinal de anormalidade e informar a Defesa Civil pelo WhatsApp 9.8831-6885, que funciona 24 horas.

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics