As inscrições para o Programa Universidade para Todos (Prouni) 2024 começam nesta segunda-feira (29) e se estendem até 1º de fevereiro. Os interessados podem se inscrever no Portal de Acesso Único utilizando o login no sistema gov.br, com CPF e senha.
O Prouni, promovido pelo Governo Federal, oferece bolsas de estudos integrais e parciais (50%) em instituições de ensino superior da rede particular. O resultado da primeira chamada será divulgado em 6 de fevereiro, enquanto o da segunda chamada sairá em 27 de fevereiro. Candidatos não selecionados nessas etapas poderão manifestar interesse na lista de espera entre 14 e 15 de março.
No processo de inscrição, os candidatos deverão indicar até duas opções de curso, universidade e turno, organizando por ordem de preferência. A escolha entre a ampla concorrência e o sistema de cotas também é necessária. Durante o período de inscrição, é crucial acompanhar diariamente a nota de corte para os cursos escolhidos.
O sistema considerará como válido a última opção marcada no Portal de Acesso Único. Os candidatos que permanecerem na nota de corte até o final das inscrições serão considerados “pré-selecionados”. Contudo, para garantir a vaga, é necessário comprovar as informações fornecidas na inscrição. Nos casos em que uma turma não seja formada, a vaga será perdida.
Os critérios de elegibilidade incluem ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos anos de 2022 ou 2023, alcançando média mínima de 450 pontos em todas as provas e nota acima de zero na publicação. Além disso, o candidato deverá atender aos requisitos como ter concluído o ensino médio em escola pública ou privada como bolsista integral, ser pessoa com deficiência ou professor da rede pública de ensino.
Em relação à renda, só podem concorrer às bolsas integrais dos estudantes com renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio. Para as bolsas parciais, a renda familiar bruta mensal per capita deve ser de três até intervalos mínimos.
Confira o calendário do Prouni 2024:
- Inscrições: 29 de janeiro a 1º de fevereiro
- Resultado da primeira chamada: 6 de fevereiro
- Resultado da segunda chamada: 27 de fevereiro
- Manifestação de interesse na lista de espera: 14 a 15 de março
- Resultado da lista de espera: 18 de março
O Povo PB