João Pessoa e Estado da Paraíba planejam ações conjuntas para combater aumento de casos de dengue

30 jan 2024 - Paraíba

Mosquito Aedes aegypti. — Foto: Lauren Bishop

A Prefeitura Municipal de João Pessoa e o Governo do Estado da Paraíba estão traçando estratégias colaborativas para evitar o aumento dos casos de dengue na região. Com 224 casos confirmados somente em janeiro na capital paraibana e um cenário nacional com mais de 200 mil infectados, ambos os órgãos se reunirão nesta quarta-feira (31) para discutir e implementar um plano de contingência.

Segundo Danielle Lima, gerente de vigilância epidemiológica de João Pessoa, o plano de contingência incluirá orientações para os municípios, informação nas unidades de saúde, divulgação junto ao Estado e consideração sobre o uso do fumacê, medida adotada por outros municípios.

Além disso, 14 municípios paraibanos foram contemplados pelo Ministério da Saúde com doses da vacina contra a dengue, aprovada recentemente pela Anvisa. Essa iniciativa visa imunizar crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, faixa etária mais vulnerável à hospitalização por dengue.

Para reforçar a prevenção, a gerente de vigilância epidemiológica enfatizou a importância da colaboração da população e construtoras, solicitando a verificação de calhas, caixas d’água e o correto armazenamento de materiais de construção, pneus e outros objetos que possam acumular água e se tornar focos do mosquito Aedes aegypti.

O POVO PB

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics