Lula diz que PSB vai oficializar Alckmin como vice na sexta-feira (8)

5 abr 2022 - Brasil - Mundo

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), pré-candidato à Presidência da República, afirmou que uma reunião marcada para sexta-feira (8) vai debater a inclusão do ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin (PSB) na chapa. O presidenciável é o principal defensor da união no PT.

Quadro histórico do PSDB, Alckmin deixou a sigla no fim do ano passado para se filiar, em março, ao PSB.

Em entrevista à Rádio Lagoa Dourada, de Ponta Grossa, nos Campos Gerais do Paraná, Lula afirmou que até o fim da semana o PSB formalizará o convite para que Alckmin seja candidato à vice-presidência.

Na sequência, a formação da chapa será debatida também pelo Partido dos Trabalhadores.

“Eu acho que eu e o Alckmin podemos estar juntos na chapa. Vou ter uma reunião na sexta-feira que o PSB vai propor o Alckmin de vice e vamos levar isso para discutir no PT”, afirmou.

Lula disse que nunca foi “inimigo” do ex-tucano. “Fui adversário do Alckmin, não fui inimigo do Alckmin. Feliz era o Brasil no tempo em que a disputa, a polarização, era entre dois partidos democráticos, PT e PSDB. Feliz era o País que tinha disputa entre Lula e FHC, entre Lula e Serra, entre Dilma e Serra, entre Dilma e Alckmin. Havia um debate civilizado”, disse.

PT e PSB devem formalizar o acordo entre o fim de abril e o início de maio, quando a chapa Lula-Alckmin deve ser lançada.

“Você pode ficar certo que, se nós estivermos juntos, nós vamos reconstruir o Brasil porque nós somos dois democratas, gostamos da democracia, exercemos a democracia e temos como prova o exercício dos nossos mandatos”, disse Lula.

Alckmin se filiou nesta quarta-feira (23) ao PSB após passar mais de 30 anos no PSDB, com a perspectiva de ser candidato a vice do ex-presidente Lula e afirmou que o petista representa a “esperança”.

“Temos que ter os olhos abertos para enxergar, a humildade para entender que ele [Lula] é hoje o que melhor reflete e interpreta o sentimento de esperança do povo brasileiro. Aliás, ele representa a própria democracia porque ele é fruto da democracia”, disse o ex-tucano.

Fundador do PSDB e ex-governador de São Paulo por quatro mandatos, Alckmin deixou o partido em dezembro de 2021, depois de 33 anos, e filiou-se ao PSB, na perspectiva de ser vice de Lula na disputa presidencial.

#OPovoPB

 

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics