Morre aos 97 anos o jornalista e locutor Cid Moreira, ícone da TV brasileira
3 out 2024 - Brasil - Mundo
Morre aos 97 anos o jornalista e locutor Cid Moreira, ícone da TV brasileira — Foto: Divulgação
Faleceu nesta quinta-feira (3), aos 97 anos, o jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira, considerado uma das vozes mais emblemáticas da televisão brasileira. Ele estava internado há uma semana em um hospital de Petrópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, para tratamento de pneumonia.
Cid Moreira ficou nacionalmente conhecido por seu trabalho como apresentador do Jornal Nacional, da TV Globo, programa que conduziu por mais de duas décadas. A voz inconfundível e sua maneira única de narrar o tornaram referência no jornalismo televisivo e uma figura central na história da TV no Brasil.
Nascido em Taubaté, no Vale do Paraíba, em 29 de setembro de 1927, Cid Moreira iniciou sua carreira em 1944, no rádio, após ser incentivado por um amigo a fazer um teste de locução na Rádio Difusora de Taubaté. Sua trajetória como locutor se expandiu nos anos seguintes, narrando comerciais e programas de rádio. Entre 1944 e 1949, trabalhou em São Paulo, na Rádio Bandeirantes e na Propago Publicidade, até se transferir para o Rio de Janeiro, onde começou a atuar na televisão.
Foi contratado pela Rádio Mayrink Veiga em 1951 e, nos anos seguintes, ganhou visibilidade ao apresentar programas ao vivo na TV Rio, como Além da Imaginação e Noite de Gala. No entanto, foi como âncora do Jornal Nacional, da TV Globo, que Cid Moreira se consagrou, tornando-se a “voz de ouro” da televisão brasileira.
Além de seu trabalho no jornalismo, Cid Moreira também ficou famoso por suas narrações da Bíblia, um projeto que lhe rendeu reconhecimento em todo o país.
Cid Moreira celebrou seu aniversário de 97 anos no último domingo (29), recebendo uma série de homenagens de amigos, familiares e admiradores.
O POVO PB
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.



