O que se sabe sobre operação que investiga jogos de azar e lavagem de dinheiro e prisão de influenciadora
5 set 2024 - Brasil - Mundo
O que se sabe sobre operação que investiga jogos de azar e lavagem de dinheiro e prisão de influenciadora — Foto: Reprodução
Uma grande operação policial deflagrada em cinco estados, incluindo a Paraíba, resultou na prisão da influenciadora digital Deolane Bezerra. A ação, que ocorreu na última quarta-feira (4), investiga uma suposta organização criminosa envolvida em esquemas de jogos de azar e lavagem de dinheiro. Além das prisões, 24 mandados de busca e apreensão foram cumpridos, e, em Campina Grande, um helicóptero foi confiscado, devendo ser levado ainda hoje para Pernambuco, estado onde se concentram as investigações.
Deolane Bezerra, advogada e influenciadora digital, foi presa preventivamente em um hotel de luxo no Recife, com sua mãe, Solange Bezerra. Ambas foram encaminhadas para a Colônia Penal Feminina do Bom Pastor, onde Deolane permanece separada das outras detentas por razões de segurança. A defesa da influenciadora afirmou confiar na justiça e aguarda a audiência de custódia, prevista para ocorrer de forma online ainda nesta quinta-feira.
Apreensões na Paraíba
Na Paraíba, cinco mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Campina Grande, sendo um deles em um endereço ligado ao empresário José André da Rocha Neto, herdeiro de um grupo imobiliário e proprietário da empresa de apostas Vaidbet. José André não foi localizado no Brasil, há um mandado de prisão em aberto contra ele.
Entre os bens apreendidos em Campina Grande está um helicóptero, que será transferido para Pernambuco, onde as investigações da Polícia Civil estão concentradas. Segundo o delegado Renato Rocha, a operação investiga a participação de empresas tanto lícitas quanto ilícitas no esquema de jogos de azar, com indícios claros de lavagem de dinheiro e sonegação fiscal.
Desdobramentos da investigação
A operação policial, iniciada em Pernambuco, se desdobrou em outros estados e tem gerado repercussão nacional. Além de Deolane Bezerra, outros envolvidos no esquema estão sendo investigados. Segundo a Polícia Civil, a organização criminosa teria utilizado empresas voltadas para jogos de azar como fachada para atividades ilegais.
Em nota, a Vaidbet se manifestou dizendo estar surpresa com a operação e afirmou que está à disposição da justiça para maiores esclarecimentos. Já a defesa de José André Rocha informou que irá se manifestar apenas em juízo.
A expectativa é que a audiência de custódia de Deolane Bezerra ocorra hoje de forma virtual, quando será decidido se a influenciadora permanecerá presa ou se poderá responder às acusações em liberdade. Enquanto isso, a Polícia Civil de Pernambuco segue com as investigações.
O POVO PB
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.



