Operação combate garimpo ilegal que despejava resíduos tóxicos em rio no Sertão da Paraíba
4 dez 2023 - ParaíbaGarimpos irregulares localizados na cidade de Princesa Isabel, no Sertão paraibano, foram alvos de uma operação conjunta da Polícia Federal, Polícia Militar da Paraíba e Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema). Deflagrada na última semana, a ação teve como foco o combate à extração ilegal de recursos minerais, cujo balanço foi apresentado nesta segunda-feira (4).
Conforme informações da PF, os garimpos estavam em atividade na zona rural do município, onde foram apreendidos diversos equipamentos utilizados na extração clandestina de ouro. Em uma das áreas investigadas, os resíduos do garimpo ilegal eram descartados diretamente no leito do Rio Bruscas.
Durante a fiscalização, foram encontrados frascos de mercúrio, britadores de pequeno porte, calhas de concentração, baterias e tanques de cianetação, itens característicos da atividade de extração de ouro. Os tanques responsáveis pelo despejo de resíduos no rio eram construídos de forma rudimentar, contendo diversas células de cianetação.
De acordo com a PF, a cianetação constitui o processo utilizado para extrair o ouro de minério bruto retirado do solo. Essa técnica dissolve o ouro presente na rocha, removendo-o em forma líquida para posterior tratamento e retirada do cianeto. Esse procedimento acarreta graves impactos ambientais e representa riscos significativos para a saúde humana, devido à alta toxicidade do cianeto, que pode tornar áreas de terra, rios e lagos completamente inférteis.
Durante a operação, os responsáveis pelos garimpos não estavam presentes, mas a Polícia Federal está em busca da identificação dessas pessoas. Os envolvidos podem responder por crimes de extração ilegal de recursos minerais, além de outras infrações que possam surgir durante a continuidade das investigações.
O Povo PB
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.