Operação Jogo Sujo: polícia desarticula esquema de golpes contra aposentados na Paraíba

12 dez 2024 - Paraíba

Central de Polícia Civil em João Pessoa — Foto: Edcarlos Santana

A Polícia Civil da Paraíba deflagrou, na manhã desta quinta-feira (12), a Operação Jogo Sujo, com o objetivo de desarticular uma organização criminosa especializada em aplicar golpes contra aposentados e beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC). Cinco mandados de prisão preventiva e quatro de busca e apreensão estão sendo cumpridos em João Pessoa.

Segundo as investigações, o grupo criminoso operava em diversas cidades do Litoral Sul e Norte do estado, incluindo Pitimbu, Alhandra, Pedras de Fogo e Rio Tinto. Usando dados pessoais das vítimas, os suspeitos acessavam contas bancárias para realizar empréstimos fraudulentos. O dinheiro era transferido para contas controladas pelo grupo, deixando as vítimas endividadas.

A investigação começou no meio do ano, quando dois agricultores aposentados de Pitimbu denunciaram terem sido enganados pelo esquema. Segundo as vítimas, os criminosos afirmavam que os empréstimos seriam realizados por boleto, mas, na prática obtinham acesso completo às contas bancárias. A partir dessas denúncias, a polícia descobriu dezenas de casos semelhantes em outras cidades.

Apurações financeiras revelaram que a líder do esquema, uma mulher de 25 anos, movimentou mais de R$ 400 mil em cinco meses. Parte desse valor — cerca de R$ 100 mil — foi usada em plataformas de jogos de azar, incluindo o conhecido Jogo do Tigrinho.

Além dela, a mãe da suspeita, de 55 anos, também participava ativamente das operações fraudulentas. O marido da jovem, já preso anteriormente, também fazia parte do esquema. Até o momento, três pessoas foram presas, enquanto outras duas ainda são procuradas.

Além das prisões, a polícia realizou o sequestro de bens dos suspeitos para tentar ressarcir os prejuízos causados às vítimas. Os detidos vão responder pelos crimes de organização criminosa, lavagem de dinheiro e estelionato.

As investigações seguem em curso pela Delegacia de Pitimbu (6ªDSPC), que busca identificar outros envolvidos. Denúncias podem ser feitas anonimamente pelo número 197.

 O POVO PB

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics