Paraibano Vital do Rêgo é eleito presidente do TCU; posse ocorre em 11 de dezembro
4 dez 2024 - Brasil - Mundo
Paraibano Vital do Rêgo é eleito presidente do TCU — Foto: Divulgação
O ministro paraibano Vital do Rêgo foi eleito por unanimidade nesta quarta-feira (4) como o novo presidente do Tribunal de Contas da União (TCU). A escolha ocorreu durante sessão do plenário, que também confirmou Jorge Oliveira como vice-presidente da corte. Vital, que ocupou o cargo de vice em 2023 e 2024, sucederá Bruno Dantas na presidência.
A cerimônia de posse de Vital do Rêgo e Jorge Oliveira está marcada para a próxima quarta-feira (11). Ambos assumirão os novos cargos oficialmente em 1º de janeiro de 2025.
Após a eleição, Vital do Rêgo destacou a contribuição de Bruno Dantas no processo de transição, especialmente na formação da nova equipe. O futuro presidente afirmou que sua gestão terá um quadro composto por 35% de mulheres, com a perspectiva de ampliar ainda mais essa representatividade.
“E acredito que vamos ampliar mais para dar exemplo para o Brasil e ao mundo”, declarou o ministro.
A presidência do TCU tem mandato de um ano, com possibilidade de recondução por mais um período.
Embora não exista norma explícita, a eleição para os cargos de presidente e vice do TCU segue o critério de antiguidade, o que assegura que os ministros mais antigos, que ainda não ocuparam a função, assumam os postos.
Conforme essa regra, os próximos presidentes do TCU serão Jorge Oliveira (2027-2028) e Antonio Anastasia (2029-2030).
Vital do Rêgo integra o TCU desde 2015. Ele é formado em medicina pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e em direito pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Antes de sua atuação na corte de contas, construiu uma sólida carreira política, sendo vereador em Campina Grande, deputado estadual, deputado federal e senador.
O POVO PB
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.



