PDT aciona STF contra reeleição de Dinho Dowsley na Câmara de João Pessoa
2 jan 2025 - Paraíba / Política
Dinho Dowsley — Foto: Divulgação
O Partido Democrático Trabalhista (PDT) ingressou com uma ação no Supremo Tribunal Federal (STF) para questionar a legalidade da eleição de Dinho Dowsley (Avante) à presidência da Câmara Municipal de João Pessoa para o biênio 2025/2026. Esta será a terceira vez que Dinho comandará a Casa Legislativa, o que, segundo o PDT, contraria recente entendimento do Supremo sobre reeleições consecutivas em mesas diretoras.
A disputa entre o PDT, que tinha o vereador João Almeida como candidato, e o atual presidente se intensificou nas últimas semanas. Antes da eleição, o partido acionou a Justiça comum para tentar impedir a candidatura de Dinho. No entanto, a decisão foi revertida pela desembargadora Maria das Graças Moraes, do Tribunal de Justiça da Paraíba, que autorizou a inscrição da chapa de Dinho.
A magistrada considerou que a regra estabelecida pelo STF, que limita reeleições sucessivas, não se aplica ao primeiro mandato de Dinho (2021/2022), realizado antes do marco temporal de 7 de janeiro de 2021 definido pelo tribunal.
Ação no STF
Na nova ação, o PDT argumenta que o entendimento do Supremo foi ampliado, passando a considerar o início de cada biênio e não apenas o marco temporal anterior. Dinho já comandou a Câmara nos períodos de 2021/2022 e 2023/2024, e agora foi eleito para o biênio 2025/2026, o que, segundo o partido, configuraria uma irregularidade.
A decisão final caberá ao STF, que poderá definir o rumo da presidência da Casa para os próximos dois anos.
O Povo PB
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.



