PF apura fraude eleitoral por transferência irregular de domicílio na Paraíba; operação cumpriu mandados em Baía da Traição e Cabedelo
6 jun 2025 - Paraíba
Polícia Federal operação crime eleitoral transferência de domicílio Baía da Traição Cabedelo eleição 2024— Foto: Fernando Del Chiavon/Fenapef
A Polícia Federal deflagrou, nesta sexta-feira (6), uma operação para investigar suspeitas de crime eleitoral relacionados à transferência irregular de domicílio eleitoral em cidades da Paraíba. Mandados judiciais foram cumpridos nos municípios de Baía da Traição e Cabedelo, ambos no litoral paraibano.
De acordo com a PF, a investigação aponta que eleitores teriam falsificado documentos de comprovação de endereço para efetivar a transferência do título eleitoral para outras cidades. O objetivo, segundo os indícios levantados, seria favorecer um candidato a vereador nas eleições municipais de outubro de 2024.
Conforme o avanço das investigações, os agentes federais identificaram indícios de compra de transferências de domicílio eleitoral por parte de um pré-candidato a vereador, cujo nome e cidade de origem não foram divulgados.
A apuração também aponta que eleitores de outros municípios teriam recebido veículos para se deslocar até a cidade onde estavam registrados, com o compromisso de votar no candidato investigado. O esquema pode configurar compra de votos e falsificação de documentos com fins eleitorais.
Os envolvidos na operação podem responder por crimes previstos no Código Eleitoral:
-
Captação ilícita de sufrágio (compra de votos) — Art. 299 da Lei nº 4.737/65;
-
Falsificação de documento particular com finalidade eleitoral — Art. 349 da mesma legislação.
Se condenados, os investigados estão sujeitos a penas de reclusão e multa.
A Polícia Federal informou que a investigação está em curso e novas diligências devem ser realizadas para aprofundar a coleta de provas.
O POVO PB
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.



