Polícia Civil deflagra operação e prende ex-secretário de Alhandra suspeito de fraudes em obra pública

30 out 2025 - Paraíba

Ação investiga desvio de mais de R$ 200 mil na reforma de ginásio em Mata Redonda; ex-secretário de Infraestrutura é apontado como líder do esquema — Foto: Divulgação

A Polícia Civil da Paraíba deflagrou, na manhã desta quinta-feira (30), a Operação Escada de Penrose, que apura fraudes na reforma de um ginásio esportivo no distrito de Mata Redonda, município de Alhandra, no Litoral Sul do estado. A ação foi coordenada pela Delegacia Especializada de Combate à Corrupção (DECCOR) e resultou no cumprimento de cinco mandados de busca e apreensão e um de prisão preventiva contra o ex-secretário de Infraestrutura de Alhandra, Luiz Silva de Andrade, apontado como o principal investigado.

De acordo com as investigações, o ex-secretário é suspeito de liderar um esquema de desvio de recursos públicos, fraude em licitação, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Os mandados foram cumpridos em Alhandra, João Pessoa e Cabedelo.

Segundo a Polícia Civil, o ex-secretário teria utilizado uma empresa de sua propriedade para vencer a licitação da reforma do ginásio, o que é ilegal, uma vez que ele mesmo assinava os documentos da gestão municipal responsáveis pela execução do contrato.

“O investigado, ao mesmo tempo em que atuava como secretário, era dono da empresa contratada para a obra. Ele e o ex-diretor de planejamento da pasta atestavam medições de serviços não executados, criando uma aparência de legalidade”, explicou um dos investigadores da DECCOR.

A defesa de Luiz Silva de Andrade não deu respostas até a publicação desta reportagem.

As irregularidades foram identificadas a partir de denúncias apresentadas por um vereador de Alhandra. O inquérito aponta um prejuízo superior a R$ 200 mil aos cofres municipais.

Uma sindicância administrativa aberta pela prefeitura confirmou as suspeitas e apontou indícios de desvio de verbas. Além disso, uma perícia do Instituto de Polícia Científica (IPC) constatou que parte das obras previstas no contrato não foi executada, incluindo a construção de uma escada de concreto, que dá nome à operação.

A Operação Escada de Penrose faz parte do conjunto de ações permanentes da Polícia Civil de combate à corrupção em obras públicas e tem como objetivo responsabilizar servidores e empresários envolvidos em esquemas de desvio de recursos municipais.

O POVO PB

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics