Princípio de rebelião é registrado em cadeia pública de Bayeux; detentos reclamam de superlotação e alimentação
18 out 2024 - Paraíba
Princípio de rebelião é registrado em cadeia pública de Bayeux; detentos reclamam de superlotação e alimentação — Foto: Reprodução
Um princípio de rebelião foi registrado na cadeia pública de Bayeux, na noite desta quinta-feira (17), Região Metropolitana de João Pessoa. Segundo informações de familiares dos detentos, as principais reivindicações foram a superlotação nas celas e a má qualidade da alimentação oferecida.
De acordo com os relatos, a cadeia tem capacidade para 60 presos, mas atualmente abriga cerca de 140, gerando condições precárias, com celas lotadas e presos vivendo em espaços apertados. Além disso, os detentos se queixam da alimentação, afirmando que o cardápio oferecido é repetitivo, composto majoritariamente por sopa de baixa qualidade, o que, segundo eles, está longe de atender as necessidades básicas.
A situação resultou na mobilização de um contingente policial, incluindo a equipe do Grupo de Operações Especiais (GOE), que foi acionada para conter a revolta. Foi utilizado gás de pimenta durante a ação, o que causou problemas respiratórios em alguns detentos, levando as equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) a prestarem assistência no local.
Após negociações entre os presos e as autoridades, a situação foi controlada e a paz restabelecida na unidade prisional. No entanto, os familiares dos detentos, afirmam que continuarão pressionando até que as exigências sejam atendidas, com a transferência dos presos excedentes e melhorias na alimentação.
Até o momento, a direção da cadeia e as autoridades policiais não se pronunciaram oficialmente sobre o ocorrido.
O POVO PB
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.



