PT estadual cita metas para eleição de 2024 e abre espaço para alianças; veja
25 nov 2023 - Paraíba / PolíticaA direção estadual do PT na Paraíba aprovou neste sábado (25) uma nova resolução delineando metas para a eleição municipal de 2024, conforme antecipamos aqui no OPovoPB. O partido incentiva a candidatura a vereador em mais cidades e ressalta que as candidaturas às prefeituras serão consideradas somente onde houver possibilidades para a disputa.
O documento abre espaço para possíveis alianças com partidos do campo progressista. Em relação às maiores cidades do estado, João Pessoa e Campina Grande, a decisão final sobre candidaturas próprias ou alianças será definida pela Executiva Nacional da legenda, obedecendo a uma resolução nacional.
A nova resolução foi aprovada durante reunião presidida pelo líder estadual do partido, Jackson Macedo. Participaram do encontro presidentes dos dez maiores diretórios municipais, o deputado estadual Luciano Cartaxo, pré-candidato à Prefeitura de João Pessoa, o vereador Marcos Henriques e militantes do partido.
Em relação aos maiores colégios eleitorais, a preferência do partido é, até o momento, por uma candidatura própria na Capital. O secretário nacional de Economia Solidária, Gilberto Carvalho, expressou em entrevista, na Paraíba, a intenção das lideranças nacionais pela candidatura própria em João Pessoa.
Metas para 2024:
A resolução ressalta a importância das caravanas regionais realizadas em 2023 como momento crucial de organização e mobilização da base partidária. Agora, o foco é ampliar a representação nos 223 municípios.
Para o pleito de 2024, o PT planeja lançar chapas proporcionais em todos os municípios onde está organizado. Nas prefeituras, serão criadas candidaturas onde haverá opções para a disputa. A legenda não descartada apoiar candidaturas e projetos progressistas ligados ao projeto nacional do PT.
Alianças e apoio:
O partido prioritário alianças com partidos da Federação Brasil da Esperança – PC do B e PV – além dos partidos que apoiaram a candidatura do presidente Lula nas eleições de 2022, como PSB, PDT, PSOL e Rede.
Em João Pessoa, o partido conta com opções como Luciano Cartaxo e Cida Ramos como nomes pré-candidatos mais engajados na discussão. Estela Bezerra e Márcia Lucena, embora também consideradas internamente, adotaram uma postura mais discreta nas ações de pré-campanha.
Recentemente, o PT elegeu o advogado Marcus Túlio como presidente municipal, comprometeu-se com a candidatura própria do partido no próximo pleito. A definição do candidato será em janeiro.
Aliança com João Azevêdo:
A resolução reforça a manutenção da aliança com o governador João Azevêdo, do PSB, sinalizando apoio ao Consórcio Nordeste, onde Azevêdo preside. O documento destaca o PSB e Azevêdo como parceiros importantes nas políticas públicas e na defesa da democracia no estado e no país.
O Povo PB
PT-JP discute estratégias neste sábado (18) para o cenário político de João Pessoa
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.