Vereador de Jacaraú assassinado denunciou desvio de recursos públicos e irregularidades em frota municipal, diz Polícia Civil

30 out 2025 - Paraíba / Política

Vereador de Jacaraú assassinado denunciou desvio de recursos públicos e irregularidades em frota municipal, diz Polícia Civil — Foto: Divulgação

O vereador Peron Filho, de Jacaraú, assassinado a tiros no dia 15 de setembro, havia denunciado desvios de recursos públicos e irregularidades na frota de transporte da cidade, segundo a Polícia Civil da Paraíba. As informações foram confirmadas nesta quinta-feira (30) pelo delegado Sylvio Rabello, responsável pela investigação do caso.

De acordo com o delegado, dois secretários municipais estão entre os cinco presos nesta manhã, suspeitos de envolvimento na morte do parlamentar.

“Ele denunciou desvio de combustível, má utilização e má conservação da frota de transporte, e também desvio de recursos públicos”, afirmou Sylvio Rabello.

Secretários teriam tentado cooptar o vereador

O pai da vítima, Peron Pessoa, relatou que, cerca de 20 dias antes do crime, os dois secretários presos procuraram o vereador em casa, tentando convencê-lo a deixar a oposição.

“Vinte dias antes desse evento, os dois secretários estiveram na minha casa às 11 horas da noite para conversar com o meu filho, para ele passar para o lado do governo. Eles ofereceram vantagem, e ele disse que não aceitaria”, contou o pai do vereador.

O crime

Polícia Civil identifica suspeitos de matar vereador Peron Filho, em Jacaraú — Foto: Divulgação

O corpo de Peron Filho foi encontrado na estrada que liga Jacaraú a Pedro Régis, no Litoral Norte da Paraíba. Ele voltava para casa de moto após participar de uma partida de futebol em um distrito da cidade. O vereador foi atingido por três disparos nas costas e morreu ainda no local.

A Polícia Civil descartou, desde o início, a hipótese de latrocínio (roubo seguido de morte). Câmeras de segurança e depoimentos de testemunhas ajudaram a identificar os suspeitos, levando à deflagração da operação que resultou nas prisões desta quinta-feira.

O velório de Peron Filho ocorreu no ginásio municipal de Jacaraú e reuniu familiares, amigos, eleitores e moradores da cidade. O cortejo seguiu até o cemitério local, onde o parlamentar foi sepultado no dia 17 de setembro.

Filiado ao MDB, Peron Bezerra Pessoa Filho foi reeleito vereador nas eleições de 2024, com 702 votos, sendo o terceiro mais votado do município. Com forte atuação na causa animal, foi um dos fundadores da ONG Zona dos Pets, que promove o cuidado e a adoção de animais abandonados.

O vereador era divorciado, não tinha filhos e completaria 37 anos no dia 19 de setembro.

Cinco pessoas são presas por envolvimento na morte do vereador Peron Filho, em Jacaraú; dois secretários municipais estão entre os suspeitos

O POVO PB

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics