Caos na saúde de João Pessoa: demora no atendimento faz CRM fiscalizar Hospital do Valentina
20 abr 2022 - Paraíba
Hospital Municipal do Valentina, em João Pessoa — Foto: Reprodução/Redes Sociais
O Departamento de Fiscalização do Conselho Regional de Medicina do Estado da Paraíba (CRM-PB), fiscalizou na tarde desta terça-feira (19), o Hospital Municipal do Valentina, em João Pessoa.
A visita técnica acontece depois de algumas denúncias na demora por atendimento na unidade de saúde. Cerca de nove médicos pediram demissão alegando falta de condições de trabalho.
O Hospital do Valentina só está atendendo casos de urgência, e aqueles que não se encaixam são encaminhados para outras unidades de saúde da Capital.

Demora no atendimento faz CRM fiscalizar Hospital do Valentina — Foto: Kleide Teixeira/SecomJP
Hoje, a reportagem do OPovoPB trouxe denúncias acerca do programa ‘Remédio em Casa’ que não está sendo efetuado entrega à domicílio, como prometido pela gestão do prefeito Cícero Lucena (PP), entramos em contato com a assessoria da Secretária de Saúde, que enrolou, e não respondeu às indagações da nossa reportagem.
A prefeitura de João Pessoa afirmou que a situação no Hospital do Valentina Figueiredo é temporária devido ao processo de seleção para contrato dos novos médicos e está encaminhando outros profissionais à unidade de saúde.
Movimentações na saúde:
Recentemente, o prefeito Cícero Lucena (PP) nomeou a filha, Maria Janine Assis de Lucena Barros para ser secretária-executiva da Saúde de João Pessoa.
No entanto, fontes ouvidas pelo OPovoPB relataram que a filha do gestor já delegava sobre assuntos da pasta nos bastidores, o que levou à queda de dois secretários, Fábio Rocha e Margareth Diniz.
Outras reclamações da saúde de João Pessoa são as faltas de insumos hospitalares e medicamentos básicos nas Unidades de Saúde da Família (USF’s), o que compromete a qualidade de vida da população e o tratamento de doenças.
O Conselho Regional de Medicina também solicitou que, em 48h, a Secretaria de Saúde apresentasse a escala completa dos expedientes dos médicos no Hospital do Valentina, após nove profissionais pedirem demissão da unidade de saúde por falta de condições de trabalho.
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.