Caso Padre Zé: Ministério Público denuncia esquema de compra de monitores ‘fantasma’ durante a pandemia
5 dez 2023 - ParaíbaO Ministério Público da Paraíba (MPPB) avança na Operação Indignus com mais uma denúncia, desta vez, revelando uma aquisição suspeita de monitores para o Hospital Padre Zé durante a pandemia. A denúncia, apresentada nesta terça-feira (5), inclui o padre e ex-diretor da unidade, Egídio de Carvalho Neto, a ex-tesoureira Amanda Duarte e o empresário João Diógenes Holanda. Ironaldo Guimarães, outro empresário relacionado ao caso, não foi denunciado.
O Ministério Público destaca que, apesar dos pagamentos realizados, os monitores nunca foram entregues à unidade hospitalar, totalizando um desvio de recursos públicos de R$ 363.926,00. A denúncia descreve que houve uso de nota fiscal falsa para justificar a transferência do montante a Ironaldo Guimarães, que nunca teve posse dos equipamentos e não os entregou ao Hospital Padre Zé.
Os promotores apontam que Egídio recebeu parte dos recursos desviados em sua conta bancária, totalizando R$ 13,7 mil. Houve, segundo a denúncia, uma dissimulação dos valores através de transferências a empresas e pagamento de despesas pessoais, maquiando transações com uma nota fiscal falsa para burlar a prestação de contas à prefeitura de João Pessoa.
Na denúncia, Egídio é acusado de peculato, falsidade ideológica e lavagem de dinheiro, enquanto Amanda é denunciada por peculato e João Diógenes por prática de peculato.
As defesas de Amanda Duarte e João Diógenes não se pronunciaram sobre a denúncia. Já o advogado de Egídio reiterou a defesa da presunção de inocência do seu cliente, comprometendo-se a defender seu caso sob o crivo do contraditório.
Esta é a terceira denúncia relacionada à Operação Indignus, que também aborda fraudes na compra e aluguel de um veículo Spin. O carro, adquirido pelo instituto Padre Zé, foi destinado para uso particular, segundo o MP.
O Povo PB
Desembargador mantém prisões de Padre Egídio e ex-diretora do Hospital Padre Zé
O Povo PB
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.