Cícero Lucena reclama do FPM, mas propõe criação de uma nova secretaria municipal em João Pessoa
6 set 2023 - Paraíba / Política
Prefeito de João Pessoa Cícero Lucena (PP) — Foto: Divulgação
Em meio a um cenário de suspensão de salários de prefeitos e auxiliares, resultado do impasse sobre a queda no Fundo de Participação Municipal (FPM), que despertou inclusive protesto em frente à Assembleia Legislativa da Paraíba há uma semana, o prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP), fez críticas no evento: “Sem FPM não dá”, buscando evidenciar o apuro dos municípios.
Lucena, que deu apoio à manifestação dos prefeitos paraibanos, agora, lança uma nova proposta: a criação de mais uma secretaria em sua administração.
O prefeito dirigiu à Câmara Municipal um projeto de lei em que propõe a instauração da Secretaria Executiva de Mudanças Climáticas, ligada à Secretaria Municipal de Meio Ambiente. A pasta contaria com três assessores especializados – um deles é renomado e os demais são especialistas técnicos.
Lucena atesta que “as competências jurídicas da Secretaria Municipal do Meio Ambiente têm evoluído vertiginosamente, acarretando a necessidade de uma descentralização de assuntos ambientais específicos para melhor viabilizar a execução dessas políticas públicas”, argumenta o prefeito.
Ele afirma que: “A formação da Secretaria Executiva para lidar com Mudanças Climáticas reflete o compromisso da administração pública municipal com a eficiência”, diz o documento.
No protesto o prefeito da capital disse: “O município desempenha um papel vital no cotidiano das pessoas. É nele onde tudo acontece. Serviços pertinentes à saúde pública, educação, transporte público e infraestrutura são imprescindíveis para nós, consequentemente precisamos ser tratados com mais respeito”.
Na semana anterior, Cícero indicava possíveis cortes financeiros na gestão, entretanto, o discurso está distante da prática ao apresentar a nova proposta à Câmara Municipal.
OPovoPB
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.