Fake news sobre BPC gera confusão entre idosos e pessoas com deficiência
18 fev 2025 - Brasil - Mundo / Checagem
Quem espalhar fake news pode ser responsabilizado por crime contra a honra — Foto: Arte/OPovoPB
A propagação de notícias falsas tem causado preocupação entre idosos e pessoas com deficiência que recebem o Benefício de Prestação Continuada (BPC). Informações falsas sobre mudanças nas regras de concessão de benefício circularam nas redes sociais, gerando incerteza entre os beneficiários.
O advogado Marcos Donato, especialista em direito previdenciário, esclareceu que, de fato, ocorreram alterações na legislação, mas sem impactos alarmantes como os divulgados nas notícias falsas. Uma das principais mudanças ocorreu na forma de cálculo da renda familiar, que deixou de descontar despesas médicas e com fraudes nos processos judiciais.
Outra atualização, que já foi prevista anteriormente, diz respeito à revisão periódica do benefício, exigindo que os seguros passem por reavaliações médicas para verificar se ainda cumprem os requisitos para a concessão do BPC.
A recomendação é que os beneficiários busquem informações apenas em canais oficiais, como o INSS e o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, para evitar cair em golpes ou desinformação.
O POVO PB
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.