Fórum Econômico de Davos começa na Suíça; Haddad e Marina representam o Brasil

16 jan 2023 - Brasil - Mundo

Fórum Econômico de Davos começa na Suíça; Haddad e Marina representam o Brasil — Foto: Agência Brasil

O Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, começa nesta segunda-feira (16) com a presença confirmada de mais de 30 chefes de estado e personalidades de todo o mundo dispostas a discutir a iminência de uma recessão global e os reflexos persistentes da guerra entre Rússia e Ucrânia nas cadeias globais de suprimentos.

Com o tema “Cooperação em um Mundo Fragmentado”, o Brasil participa do encontro com os ministros da Fazenda, Fernando Haddad, e do Meio Ambiente, Marina Silva. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não vai e fará a primeira viagem internacional no início da próxima semana para Argentina e Uruguai.

Haddad deve reforçar com investidores que o país tem capacidade e segurança para projetos de longo prazo, além de destacar que as organizações estão preservadas depois dos ataques em Brasília no dia 8 de janeiro.

O ministro da Fazenda ainda deve apresentar o pacote econômico que promete zerar o déficit público e o choque de ordem nas contas públicas. Na semana passada, o Ministério apresentou medidas para economizar mais de R$ 230 bilhões no ano.

Já a presença de Marina Silva é vista como um chamariz para as questões ambientais e a retomada do protagonismo do Brasil na área. Os presentes em Davos estão cada vez mais interessados nas mudanças climáticas e os efeitos na economia global.

A apresentação de uma agenda ambiental também ajuda na venda internacional do país, visto com maior credibilidade quando consegue defender a biodiversidade e a natureza, principalmente da Amazônia, maior floresta tropical do planeta.

Os governadores de São Paulo, Tarcisio de Freitas, do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e do Pará, Helder Barbalho, também já confirmaram presença na reunião anual.

O Fórum Econômico Mundial foi criado em 1971 pelo economista Klaus Schwab e estão previstas cerca de 450 sessões nesta edição, que volta a ocorrer de maneira presencial em janeiro depois de dois anos em formato virtual ou ocorrendo no meio do ano por conta da pandemia.

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics