Homicídios na Paraíba: 92% das vítimas são pessoas negras, revela Atlas da Violência
5 dez 2023 - ParaíbaO Atlas da Violência 2023 divulgou dados alarmantes para a Paraíba: 92% dos homicídios registrados no estado são de pessoas negras, conforme o levantamento referente a 2021, realizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e o Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP).
Esse percentual coloca a Paraíba entre os sete estados com a maior proporção de vítimas negras em relação às não negras. Considerando a proporção de 92% para 8%, o estado figura como o quarto mais perigoso para pessoas negras no país.
O risco relativo de um homicídio contra um indivíduo negro é 5,4 vezes maior do que para pessoas não negras. Em comparação nacional, o risco relativo de um negro ser vítima de homicídio aumentou de 2,6 para 2,9 entre 2019 e 2021, apesar da redução geral na taxa de homicídios desse grupo.
Embora a quantidade absoluta de homicídios de pessoas negras tenha diminuído 31,3% desde 2011, houve uma queda de 1,4% entre 2020 e 2021. Em um período mais longo, de 2016 a 2021, a redução foi de 16,6%.
O Atlas da Violência destaca a necessidade urgente de combater práticas racistas que contribuem para esses números, defendendo políticas públicas específicas que diminuam a desigualdade racial. O relatório ressalta a importância de ações coordenadas entre diversas áreas, como educação, saúde, cultura e segurança, para promover uma melhoria nas condições de vida e garantir direitos a essa parcela da população historicamente vulnerável.
O Povo PB
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.