Imprensa Nacional repercute nomeação de familiares de Cícero Lucena na prefeitura de João Pessoa

21 abr 2022 - Paraíba

Prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) — Foto: Edcarlos Santana/Arquivo Pessoal

O jornalismo da revista VEJA trouxe em sua coluna a série de cargos ocupados pela família do prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) – o prefeito da capital que emprega mulher, filha e cunhada – ter o sobrenome “Lucena” pode ajudar a garantir cargo público no comando das secretarias municipais.

No começo deste mês, o prefeito Cícero Lucena (PP) nomeou a sua terceira parente no primeiro escalão, pouco após determinar reajuste salarial dele mesmo e de outros ocupantes de cargos de confiança em torno de 10%.

A filha de Cícero, Maria Janine Assis de Lucena, foi indicada para a secretaria-executiva da Saúde. Fontes ouvidas pelo O’Povo PB relataram que a filha do gestor já delegava sobre assuntos da pasta nos bastidores, o que levou à queda de dois secretários, Fábio Rocha e Margareth Diniz. Agora, ela vai gerenciar a maior fatia do orçamento da capital paraibana: 860 milhões de reais (o orçamento da cidade é de 3,2 bilhões). Antes dela, no começo da gestão, Lucena já havia indicado sua mulher, Lauremília Lucena, para responder pela chefia de seu gabinete, e a cunhada América de Castro para o cargo de secretária da Educação, segundo maior orçamento da cidade (607 milhões de reais).

O gestor argumenta ainda que as contratações não podem ser enquadradas como nepotismo tendo como base um entendimento do Supremo Tribunal Federal (STF) que não impede o emprego de parentes para cargos de secretários.

Podemos classificar as nomeações de ‘mera coincidência’ ou ‘muita competência’. É, no mínimo, questionável a nomeação de parentes próximos para ocupar cargos de secretários municipais numa mesma gestão.

Resta dizer: o caboclinho voltou, voltou…

#OPovoPB com Revista Veja 

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics