Justiça eleitoral indeferiu chapa do PCO para disputa à prefeitura de João Pessoa

3 set 2024 - Paraíba / Política

PCO formaliza candidatura de Camilo Duarte à prefeitura de João Pessoa no último dia do prazo — Foto: Divulgação

A juíza Maria de Fátima Lúcia Ramalho, da 64ª Zona Eleitoral, indeferiu, com possibilidade de recurso, a chapa do Partido da Causa Operária (PCO) para a disputa à Prefeitura de João Pessoa. A decisão, anunciada na manhã desta terça-feira (3), afetou diretamente as candidaturas de Camilo Duarte, que havia sido registrado como candidato a prefeito, e de Val Alves, que concorreria ao cargo de vice-prefeito.

O indeferimento foi fundamentado em várias irregularidades, incluindo a falta de quitação eleitoral por parte de Camilo Duarte, além de problemas na prestação de contas de sua campanha durante as Eleições de 2020. A juíza também destacou a ausência da apresentação da certidão criminal da Justiça Federal de 1º grau para fins eleitorais, documento que o candidato não apresentou mesmo após ter sido intimado.

“A análise objetiva das condições de elegibilidade revelou que o requerente não possui quitação eleitoral, o que é motivo suficiente para indeferir o pedido de registro de candidatura,” afirmou a magistrada em sua decisão.

Outro ponto citado na sentença foi a mudança na declaração de cor/raça feita por Camilo Duarte em relação a eleições anteriores. Em pleitos passados, Duarte se declarou como branco, enquanto, para as eleições deste ano, ele informou ser pardo. A juíza mencionou que essa alteração foi objeto de consulta ao candidato, que não apresentou justificativa suficiente.

Camilo Duarte, em declaração à imprensa, informou que pretende consultar sua equipe jurídica para recorrer da decisão.

O POVO PB

Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.

Verified by ExactMetrics