Ministro do STF nega pedido de Márcio Roberto para assumir mandato na ALPB
22 ago 2023 - Paraíba / Política
Márcio Roberto — Foto: Reprodução/Instagram
O ministro André Mendonça, do Supremo Tribunal Federal, negou, nesta terça-feira (22), mais uma tentativa judicial do ex-deputado Márcio Roberto (Republicanos) para assumir o mandato na Assembleia Legislativa da Paraíba, conquistado nas Eleições 2022. O parlamentar foi barrado em todas as instâncias da Justiça Eleitoral por estar enquadrado na Lei da Ficha Limpa.
O recurso extraordinário ao STF tentava derrubar a decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que confirmou impugnação do registro da sua candidatura determinado pelo Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba – porque na época da filiação partidária ele estava com os direitos políticos suspensos – e determinou a posse do suplente João Bosco Carneiro (Republicanos).
Ao analisar o recurso, André Mendonça, no entanto, avaliou que “a afronta à Constituição, se ocorrente, seria indireta, o que inviabiliza o recurso extraordinário”. “Assim, somente a partir da reapreciação do quadro fático-probatório e da legislação infraconstitucional seria possível concluir de forma diversa ao consignado pelo Tribunal do qual, o que é inviável no campo extraordinário, ante os óbices dos enunciados nº 279 da Súmula do STF”, decidiu.
Márcio Roberto
Márcio Roberto teve a candidatura impugnada pelo Ministério Público Eleitoral por ter contas rejeitadas pelo Tribunal de Contas da União no período em que foi prefeito de São Bento, no sertão paraibano.
Com a decisão, os 40.409 votos dados a Márcio Roberto nas urnas foram contados a favor da legenda e acabou sendo diplomado e, em fevereiro deste ano, assumindo a cadeira, o suplente Bosco Carneiro.
Fora do páreo, Márcio Roberto foi contemplado com cargo de secretário da Articulação Política no governo João Azevêdo (PSB), na cota do Republicanos.
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.