Morre aos 74 anos o jornalista e produtor cultural Anchieta Maia, criador do projeto “Moçada Que Agita”
4 nov 2025 - Paraíba
Morre aos 74 anos o jornalista e produtor cultural Anchieta Maia, criador do projeto “Moçada Que Agita” — Foto: Reprodução
O jornalista e produtor cultural Anchieta Maia morreu aos 74 anos na manhã desta terça-feira (4), em João Pessoa. Criador do projeto multimídia “Moçada Que Agita”, Anchieta estava internado em um hospital particular da capital paraibana. A causa da morte não foi informada pela família.
José de Anchieta Maia nasceu em 21 de novembro de 1952, em João Pessoa, e era um dos quatro irmãos. Sua trajetória profissional se confunde com parte da história cultural e social da Paraíba nas últimas quatro décadas.
Na década de 1980, Anchieta idealizou o jornal “Moçada Que Agita”, voltado à cobertura de atividades sociais de adolescentes e jovens em escolas e faculdades. O projeto logo se transformou em uma referência na comunicação jovem paraibana, evoluindo posteriormente para revista, site e, mais recentemente, perfis nas redes sociais.
Além do jornalismo, Anchieta também se destacou como produtor cultural, criando o projeto “Canta Moçada!”, que revelou e incentivou artistas paraibanos nas áreas da música, teatro e dança, especialmente por meio de parcerias com escolas públicas e privadas.
Ao longo da carreira, foi responsável por trazer para a Paraíba grandes nomes da música nacional, como Almir Fevers, Agnaldo Timóteo e a banda Tribo de Jah, contribuindo para a dinamização da cena cultural do estado.
Colegas de imprensa e artistas locais lamentaram a morte do jornalista, reconhecendo sua dedicação à cultura e à juventude paraibana.
O velório de Anchieta Maia acontece nesta terça-feira (4), no Cemitério Morada da Paz, localizado no bairro de José Américo, em João Pessoa.
O POVO PB
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.



