MP abre investigação sobre ausência de servidores concursados na Câmara Municipal de Desterro, no Sertão da Paraíba
3 nov 2025 - Paraíba / Política
MP abre investigação sobre ausência de servidores concursados na Câmara Municipal de Desterro, no Sertão da Paraíba — Foto: Reprodução
O Ministério Público da Paraíba (MPPB) abriu, neste domingo (2), uma investigação para apurar a falta de servidores efetivos nos quadros da Câmara Municipal de Desterro, no Sertão do estado. A apuração foi instaurada pelo promotor de Justiça José Carlos Patrício, após denúncia de que todos os funcionários do Legislativo municipal estariam ocupando cargos comissionados ou contratos temporários, sem a presença de nenhum servidor concursado.
De acordo com informações do Sagres, sistema de acompanhamento de gestão do Tribunal de Contas do Estado da Paraíba (TCE-PB), a Câmara de Desterro conta atualmente com sete servidores comissionados e dez cargos eletivos, mas nenhum servidor efetivo registrado.
O Ministério Público apontou que a situação pode configurar ato de improbidade administrativa, uma vez que fere princípios constitucionais da administração pública, como legalidade, moralidade, impessoalidade e eficiência.
Entre as primeiras medidas adotadas, a Promotoria determinou o envio de ofício à Câmara de Desterro, solicitando informações detalhadas sobre o quadro de pessoal e sobre a previsão para a realização de concurso público. O prazo para resposta é de dez dias.
“A ausência de servidores efetivos compromete a continuidade administrativa e afronta os princípios da legalidade e do concurso público, previstos na Constituição Federal”, destacou o promotor José Carlos Patrício no despacho que instaurou o procedimento.
A Promotoria também poderá solicitar ao Tribunal de Contas e à Prefeitura de Desterro documentos complementares que comprovem a estrutura funcional do Legislativo e a forma de contratação vigente.
A Câmara Municipal de Desterro, mas não obteve retorno até a publicação desta matéria. O espaço permanece aberto para manifestações.
O POVO PB
Acompanhe as notícias do POVOPB pelas redes sociais: Instagram e Twitter.



